sábado, 8 de julho de 2023

COSTELINHA + cebola caramelizada e outros acompanhamentos deliciosos

Quando eu vou ao mercado e encontro costelinha suína de boa qualidade, aí não tenho dúvida e já começo a pensar em alguns acompanhamentos p/um almoço delicioso, mas que também seja prático, sim, pq estou numa fase de que tudo por aqui tem que ser fácil, rápido, mas que ao mesmo tempo seja bem gostosinho como ficou nesse dia...
Link da cebola caramelizada servida em sanduíches e torradas:

Receita sugestão:
P/a costelinha:
Comprei 2 bandejas de costelinha e pedi ao açougueiro p/cortar em pedaços menores, que ao chegar em casa já fui tratando e temperando com;
Alho socado (uma boa quantidade)
Sal
Cominho
Pimenta caiena
Páprica picante
Lemon pepper 
Mostarda (hummmn acho que dá um toque especial em qualquer tipo de carne)
Chimichurri
Limão
Temperei na véspera...
Obs:
Os temperos são a gosto, mas carne de porco tem que ser bem temperadinha...

Modo:
No dia seguinte coloquei as costelinhas com a marinada n/assadeira antiaderente levemente untada, cobri com papel alumínio e levei ao forno 180º preaquecido por +- 45 minutos (fui verificando o cozimento até ver que já estavam macias), aí retirei o papel, pincelei cada pedaço com um pouco de mel, retirei o líquido formado na assadeira, voltando com ela p/o forno até as costelinhas ficarem bem douradinhas. Hummmm, ficaram deliciosas...
 

P/cebola caramelizada:
Coloquei 1 colher de sopa bem cheia de azeite n/frigideira antiaderente de fundo grosso, dessa vez coloquei tb 1 colher de chá bem rasa de açúcar (quase nunca uso) e 1 cebola grande em rodelas não muito finas. Levei ao fogo baixo mexendo de vez em quando e olhando sempre, principalmente nas bordas p/não queimar, até a cebola ficar douradinha tipo caramelizada...
Dica:
A cebola é colocada com o azeite frio e o ponto do douradinho é a gosto de quem prepara, p/carne de porco gosto de mais clarinha...


ACOMPANHOU:
Arroz branco, farofinha, batata frita e couve tipo à mineira
Exemplo da praticidade:
A costelinha assada foi temperada na véspera e aí foi só colocar no forno, a batata frita foi da congelada, a couve tb tenho sempre já partidinha no freezer e a farofa já preparo n/quantidade maior que é p/deixar uma parte também congelada. Ah, a cebola super fácil de fazer...


OBS: Como sobrou costelinha, eu congelei uns pedaços p/usar em outra refeição...

CEBOLA CARAMELIZADA É UM ÓTIMO ACOMPANHAMENTO P/QUALQUER TIPO DE CARNE




Um comentário:

chica disse...

Que delicioso teu cardápio de hoje!Adoro as costelinhas e as cebolas assim! indo fds! beijos, chica

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...