quinta-feira, 27 de julho de 2023

TORTA de frango c/requeijão super fácil + dica mostrando que por aqui nada se perde...

Sempre que eu chego no mercado e vejo uma boa promoção, aí não tem jeito, já saio comprando p/deixar em estoque e depois, lógico, tenho que ficar de olho nas datas de vctº. Em um desses dias comprei 3 copos de requeijão Catupiry que eu amo e como sobraram 2 copos eu congelei p/não chegar próximo do vctº. P/quem tem dúvida, sim, requeijão pode ser congelado e o Catupiry então congela super bem. No link que vou deixar no final da receita ensina inclusive como congelar a sobra, mas assim eu nunca experimentei. Bem, continuando, nesse dia da torta eu queria fazer alguma coisa com o requeijão p/tentar esvaziar um pouco meu freezer e lembrei logo dessa torta de frango que já postei aqui no blog (link no final da receita tb) e olha que foi uma ótima lembrança... 
Receita  xícara = 240ml (dessa vez fiz 1 e 1/2 receita):
3 ovos.................................................usei 5 ovos
2 xícaras de chá de leite.....................usei 3 xícaras
1/2 xícara de chá de óleo....................usei 3/4 de xícara
2 xícaras de chá de farinha de trigo....usei 3 xícaras
1 colher de sopa de fermento em pó...usei 1 e 1/2 colheres (medi na tampa do fermento)

Modo da massa:
Coloquei no liquidificador os ovos, o leite, o óleo e bati, adicionei a farinha de trigo e bati, por último coloquei o fermento dando 3 batidinhas usando a tecla PULSAR 

Dicas:
A massa fica um pouco líquida mesmo...
Na receita original, passa p/uma tigela e acrescenta  a farinha de trigo misturando bem e por último o fermento, dessa vez resolvi bater tudo no liquidificador...

P/o recheio:
1 filé de peito de frango cortado em pedaços pequenos p/facilitar, temperado com 2 dentes de alho socados, sal, molho inglês, mostarda, 1 folhinha de louro e um pouco de vinagre. Coloquei na panela de pressão com +- 2 xícaras de chá de água, deixando em fogo alto até levantar fervura, passando depois p/fogo baixo por +- 30 minutos...
Retirei o peito da panela, deixei esfriar, desfiei bem, reservei o caldo...
P/o refogado:
Dourei levemente 1 dente de alho grande socado n/fio de óleo, juntei o frango bem desfiadinho, 1 tomate grande sem sementes picado, 1/2 cebola grande picada e pimentões coloridos a gosto picados refogando bem, adicionei 2 colheres de sopa cheias de extrato de tomate, temperei com cominho e pimenta caiena, adicionei um pouco do caldo reservado, acertei o sal, deixando em fogo baixo por alguns minutos sempre mexendo. Retirei do fogo deixando esfriar. Depois do refogado frio, juntei 1 cenoura média ralada (ralo grosso) e ervilha (de lata escorrida) a gosto. Reservei...
P/montagem:
1 copo MENOS 2 dedos de requeijão cremoso (usei o Catupiry
Muçarela ralada
Algumas azeitonas p/decorar

Montagem:
Coloquei n/forma de aro removível untada e enfarinhada um pouco da massa, sobre ela todo o recheio, por cima coloquei a muçarela ralada (não pesei, acho que +- 100g), por cima o copo de requeijão (- 2 dedos do copo) às colheradas e sem espalhar, cobri com o restante da massa, decorei com algumas azeitonas em metades e levei ao forno 180º por +- 1 hora...


Dicas:
Usei a forma de aro, mas pode ser qualquer assadeira pq desenforma bem...

Na receita original, leva 40 minutos no forno, no meu levou 1 hora, acho que passou até um pouquinho do tempo, vai depender de cada forno...

O palito no teste sai um pouco úmido mesmo por conta do requeijão e da muçarela...

A torta deu uma leve murchada, acho que tb por conta da quantidade de queijo





ÚLTIMA DICA (experimentos da Dinha kkk):





Como por aqui não pode haver desperdício e como preparei 1 e 1/2 receita, a massa não coube toda na forma e também não deu p/usar n/forminha menor pq eu já tinha colocado no forno, então resolvi assim:
Coloquei a massa n/forma pequena untada e enfarinhada e p/evitar a fermentação, coloquei a forma n/plástico e deixei na geladeira. Assim que a torta ficou pronta, retirei a forma da geladeira e levei ao forno por uns 15 minutos. Retirei e deixei esfriar p/colocar a cobertura...




Na cobertura usei:
Pincelei a massa já fria c/o molho de tomate da lata, por cima coloquei a sardinha esfarelada sem o molho (usei 1 lata de sardinha c/molho de tomate picante Gomes da Costa),  por cima  muçarela ralada, decorei com fatias pequenas de tomate, de cebola, de pimentão e azeitonas, polvilhei orégano e levei ao forno PRÉ novamente até a muçarela derreter + - 






AQUI A MASSA SEM PRÉ-ASSAR...


AQUI A MASSA JÁ PRÉ-ASSADA...
OBS:
No experimento fui no modo "tudo ou nada" e p/minha sorte venceu o modo "TUDO", pq quem experimentou aprovou. Claro que não ficou aquela torta de sardinha, mas ficou beeeeem gostosinha e eu não perdi a massa kkkkk


Links da torta de frango já postada aqui (sempre faço alguma alteração) e a do vídeo ensinando a congelar a sobra do requeijão::


4 comentários:

" R y k @ r d o " disse...

Aspeto delicioso que me deixou a salivar
.
Saudações cordiais e poéticas
.
Poema: “ Sorrindo me mentes “
.

chica disse...

Tuas receitas sempre ótimas e estamos sempre tentando fazer com que nada se perca...Há tantos que nada têm! beijos, lindo dia! chica

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Oi Dinha
Maravilhosa torta,salivei.Já queria uma fatia.
Legal sua dica de congelar o requeijão,outro dia perdi mais de meio pote.
Beijos,bom dia!

Jovem Jornalista disse...

Essa torta parece estar uma perdição.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...