quarta-feira, 19 de março de 2014

PANQUECAS DE CHUCHU COM CAMARÃO

Gente, continuo com o  problema p/acessar os comentários no meu blog. Será que tem alguém com esse mesmo problema?

Sabe aquele dia que você acorda sabendo que tem que fazer algo p/o almoço, mas a única inspiração que tem é a de comprar um frango assado ou sair p/almoçar fora?
Foi exatamente isso que aconteceu comigo no domingo, mas também não estava com disposição p/sair, dispensei até uma feijoada na casa da cunhada e olha que a feijoada dela não é só uma simples feijoada, é uma senhora FEIJOADA    kkkkk
Aí resolvi fazer  um almoço bem rapidinho. Tirei o camarão do freezer e o chuchu da geladeira, mas fazer camarão com chuchu? Ah! não...
Já sei vou fazer um purê de chuchu. De repente fui acrescentando ingredientes ao purê e foi assim  que nasceram essas panquecas  que agora vão fazer parte do meu caderninho p/serem usadas com outros recheios.

Receita:
2 chuchus médios cortados em cubos cozidos em água e sal bem al'dente 
1 colher de sopa de margarina
1 ovo
1 colher de sopa de queijo ralado
1 xícara de chá de farinha de trigo
Sal a gosto
1/2 colher de sopa de fermento em pó
Bati tudo no liquidificador deixando o fermento por último
Modo:
Untei uma frigideira antiaderente (só na primeira panqueca) e p/cada panqueca coloquei 2 colheres de sopa da massa espalhando bem, deixei dourar de um lado, virei dourando do outro lado, retirei e fui reservando as panquecas n/prato

Recheio:
1/2 kg de camarão (reservei as cascas e cabeças)
2 dentes de alho
1 colher de sopa de azeite
1 tomate s/sementes picado
1/2 cebola pequena picada
pimentões coloridos a gosto picados
1 colher de sopa de extrato de tomate
1 pitada de pimenta do reino e sal a gosto


Modo do recheio:
Dourei o alho no azeite, juntei o camarão, deixei ficar rosinha e acrescentei o tomate, a cebola, os pimentões, o extrato de tomate, a pimenta e o sal. Refoguei bem e deixei em fogo baixo por +- 10 minutos.
Como eu queria um recheio cremoso,  dissolvi  2 colheres de sopa de maizena em +- 6 colheres de sopa de água e fui adicionado aos poucos ao camarão e mexendo bem até chegar no ponto de um creme leve (igual ao usado em pasteis).
Molho:
Dourei  1 dente de alho em 1 colher de sopa de azeite, acrescentei 1 tomate grande sem sementes picado, 1/2 cebola pequena picada, 1 colher de sopa cheia de extrato de tomate, sal, pimenta do reino e um pouco menos de 1 xícara de chá de água fervente. Deixei  apurando em fogo baixo até reduzir p/ +- 1/2 xícara de chá de molho. Passei o molho por uma peneira (apertando bem com uma colher p/ aproveitar todo caldo) e juntei +-  1/2 xícara de chá de molho 4 queijos ( USEI  O MOLHO  4 QUEIJOS MOCOCA ) 

Montagem:
Coloquei um pouco do recheio em cada panqueca e fui passando p/um refratário untado, cobri com o molho, polvilhei com parmesão ralado e levei ao forno médio p/gratinar.

DICAS MINHAS:
1- Usei camarão médio (fresco), mas acho que o pequeno vai ficar bem melhor
2- A quantidade de farinha de trigo na massa, vai depender do tamanho dos chuchus
3- A quantidade de maizena p/o creme, vai depender do gosto de cada um.
4- A massa ficou  fofinha, deixando as panquecas bem leve
5- Rendimento: 17 panquecas


VANTAGEM DAS PANQUECAS: NÃO LEVOU LEITE, O QUE TORNOU A RECEITA MAIS LIGHT...
P/ Melhorar ainda mais o dia, lembram das cascas (dos camarões) reservadas?
Viraram uns bolinhos, tipo croquetes deliciosos p/o lanche da noite...
É fato que por aqui tudo se aproveita né? kkkkkkk

A receita do bolinho já tinha postado aqui:
http://piteisdadinha.blogspot.com.br/2013/09/presente-tetra-pak-e-almocinho-bem.html
Lavei bem as cascas e cabeças dos camarões, coloquei n/panela com 1 e 1/2 copo de água (copo de 250 ml). Deixei em fogo baixo até reduzir p/ 1
copo. Coei e reservei o caldo.
dourei 1 dente de alho em 1 colher de sopa de azeite, coloquei 1/2 tomate grande s/sementes picado, cebola e pimentões a gosto picadinhos, extrato de tomate, refoguei bem e acrescentei o caldo do camarão já coado. Deixei em fogo baixo até ficar na medida certa de 1 copo. Acrescentei sal, pimenta do reino, salsinha picada , 1 colher de sopa de margarina e adicionei de uma só vez  1 copo de farinha de trigo (a mesma medida do copo do caldo), mexi vigorosamente até soltar do fundo da panela, sem deixar empelotar. Depois da massa morna acrescentei  +- 1/2 gema kkk, isso mesmo (com uma colher retirei um pouco da gema)  e  sovei bem a massa.
Depois da massa fria,  dividi em bolinhas, abri cada bolinha recheando com um cubinho de queijo minas, enrolei, passei na farinha de rosca e congelei.
Na hora do lanche fritei em óleo n/muito quente (congelado mesmo).
       
Rendimento: 15 bolinhos deliciosos....
Gente, como 1/2 kg de camarão rendeu, né não?
kkkkkkkk

segunda-feira, 17 de março de 2014

BISCOITINHO DE POLVILHO (TIPO SEQUILHO)

Quando eu vi a Ana Maria Braga fazendo esses biscoitinhos, lembrei que tinha no armário um pacote de polvilho doce prestes a vencer, e como por aqui não se joga nada fora, corri logo p/cozinha e  "executei" imediatamente a receita.
Como o polvilho já estava prestes a vencer resolvi dobrar a receita, e sinceramente foi a melhor  decisão que eu podia ter tomado pq os biscoitinhos ficaram deliciosos e eu com uma carinha de melhor biscoiteira do mundo kkkk
Fonte da receita: Programa + você da Ana Maria



Receita:
200 g de polvilho doce (segundo a Ana tem que ser o doce)
80 g de açúcar
60 g de manteiga em temperatura ambiente
1 ovo inteiro
1 colher de café de fermento em pó





Modo:
N/tigela misture bem todos os ingredientes até formar uma massa lisa e uniforme. Faça bolinhas, coloque n/assadeira untada com manteiga e dê uma achatadinha em cada bolinha com os dentes de um garfo.
Leve p/assar em forno 180º por +- 15 minutos







Dicas minhas:
1- Dobrei a receita e deu um rendimento de +- 80 biscoitinhos
2- Usei margarina Qualy na medida de 1 colher de sopa bem cheia p/cada 25g 
3- Coloquei todos os ingredientes n/tigela e por último o polvilho
  DELICIOSOS ....


sexta-feira, 14 de março de 2014

DESEJANDO UM FDS ABENÇOADO P/TODOS

Como não estou conseguindo entrar nos comentários p/desejar um feliz FDS p/vocês, deixo aqui uma mensagem p/todos os amigos:

Que todos tenham um final de semana muito maravilhoso e abençoado...

Eu, vou p/a igreja  e vou tentar retirar essa URUCA braba que se instalou por aqui .
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Bjssssssss amigos

quinta-feira, 13 de março de 2014

ANTEPASTO DE PIMENTÃO VERMELHO

Vocês já sabem que eu sou fã de antepastos e conservas. Essa receitinha deliciosa encontrei nesse blog:
alvaropisani.blogspot.com.br
Garanto que na próxima vez, faço a receita com 10 pimentões...
Receita com algumas alterações:


3 pimentões vermelhos grandes..... ( usei 1 grande)
2 cebolas médias  (com  a casca)... (   "    1 média )
+- 20 dentes de alho grandes.... ( usei 7 pequenos)
Sal, orégano e pimenta do reino a gosto
Azeite
Cebolinha verde picada
Folhas de manjericão ( n/usei)
Azeitonas pretas




Modo:
1- Coloque os pimentões, as cebolas e os alhos n/ assadeira e leve ao forno 180º a  200º por +- 1 hora (vire depois de 1/2 hora no forno).
Para que as peles dos pimentões saiam com mais facilidade tem as dicas no site.


Meu modo:
Coloquei o pimentão assim que tirei do forno dentro de um saco plástico, deixei esfriar e a pele soltou super bem. Guardei o pimentão em uma vasilha plástica na geladeira até o dia seguinte...
Retirei a casca da cebola, cortei a cebola ao meio (altura)  e  depois cada metade em 3, formando pétalas. Retirei as cascas dos alhos e deixei os mesmos junto com a cebola também n/ vasilha plástica na geladeira.



No dia seguinte:
Retirei o pimentão da geladeira ( reservei o caldo que formou na vasilha), desprezei as sementes  e  cortei em fatias médias. Fatiei cada dente de alho em 3 partes...


O Álvaro colocou n/refratário, eu como fiz só c/ 1 pimentão coloquei n/pote formando camadas de:
Pimentão, cebola, fatias de alho e cebolinha picada, terminei as camadas com  as azeitonas. Na vasilha com o caldo formado pelos pimentões, acrescentei sal, pimenta do reino, orégano e azeite, misturei bem e coloquei no pote sobre as camadas formadas. Fechei bem o pote e guardei na geladeira, só servindo no dia seguinte.



Bolinhos de camarão (aproveitando cascas e cabeças) , receita aqui:
http://piteisdadinha.blogspot.com.br/search/label/Presente%20Tetra%20Pak%20e%20almocinho%20pr%C3%A1tico





Dessa vez o recheio foi de  cream cheese e 1 pedacinho de azeitona...











Como eu amo conservas  p/acompanhar uma saladinha,  resolvi fazer tb o antepasto com o pimentão amarelo e aí usei as azeitonas verdes.


terça-feira, 11 de março de 2014

PURÊ DE AIPIM COM MOLHO DE CAMARÃO AOS 4 QUEIJOS

Acho que não é novidade p/ninguém a minha  fase de total  falta de tempo, e que por conta disso fiquei procurando alternativas p/refeições fáceis, rápidas, mas também  MARAVILHOSAS kkkkkk
Duvida?
Dá então uma espiadinha nessa delícia...

Receita:
P/o purê:
+- 1/2 kg de aipim ( já tinha congelado no freezer)
1/2 caixa do molho sabor 4 queijos da MOCOCA (prontinho p/usar)

P/ o molho de camarão:
+- 300g de camarão temperado com limão, sal e pimenta do reino (já tinha limpo e congelado)
1 colher de sopa de azeite
1 dente de alho
1 tomate pequeno s/pele picado
Pimentões coloridos a gosto picados
1/2 cebola  pequena bem picadinha
1 colher de sopa de extrato de tomate
+- 1 xícara de chá de palmito picado
Sal e pimenta do reino a gosto
1/2 caixa do molho sabor 4 queijos MOCOCA
Queijo ralado p/polvilhar.

Modo do purê:
Cozinhei o aipim em água e sal na panela de pressão. Depois de cozido amassei bem com um garfo, misturei com a metade da caixa do molho sabor 4 queijos (fora do fogo mesmo) e reservei.

P/ o molho de camarão:
Dourei o alho no azeite, juntei o camarão, acrescentei o tomate, os pimentões, a cebola e o extrato de tomate, refoguei bem e deixei  em fogo baixo por 5 minutos. Adicionei o palmito, acertei o sal e continuou em fogo baixo por + 5 minutos. Desliguei o fogo e acrescentei a outra metade do molho 4 queijos.
Montagem p/porções individuais
Em caçarolinhas  coloquei o purê de aipim, por cima o molho de camarão, polvilhei com o queijo ralado e levei ao forno p/gratinar.



Dicas:
1- Como o palmito que usei é  daquele que já vem picado e que é bem  durinho, cozinhei por 2 minutos na panela de pressão  no próprio caldo
2- Se quiser uma consistência mais rala no purê, pode acrescentar um pouco de leite até ficar na consistência desejada, mas lembrando que depois de quente a consistência já fica + rala (eu não coloquei).





É ou não é mais uma p/fazer parte do caderninho HELP?
Obs:
Em tempos de obra, as fotos foram em cima da pia, as refeições servidas em bandeja (tipo bandejão de faculdade) e assim a vida continua...

segunda-feira, 10 de março de 2014

PÃO DE MINUTO PIILADELPHIA RECHEADO

Olha eu aqui outra vez kkkk

Quando  eu fiz essa receita pela primeira vez, me apaixonei... ( receita aqui )
Dessa vez eu fiz recheado com atum,  e com lombinho canadense c/ geleia p/levar no aniversário de um sobrinho super querido,  e fez tanto sucesso por lá, que seu fosse vender,  teria anotado  umas 10 encomendas kkk

Receita:
1 embalagem de cream cheese Philadelphia (150g)
1/4 de tablete de manteiga (50g) (usei Mococa)
1 pitada de açúcar
1 colher de chá de sal
1 ovo
1 colher de sopa de fermento em pó
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 gema 






Modo:
N/tigela misture o cream cheese, a manteiga, o açúcar, o sal, o ovo, o fermento e a farinha de trigo. Sove até obter uma massa homogênea. Faça bolinhas (coquetel), coloque-as n/assadeira untada e enfarinhada, pincele com a gema e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média/alta por +- 25 minutos.






P/o recheio:
1- Patê de atum defumado (Gomes da Costa)
2- Lombinho canadense  com  geleia de laranja
Depois dos pãezinhos frios, cortei ao meio e recheei.
Na metade dos pães, passei o patê de atum e coloquei em forminhas
Na outra metade, passei bastante geleia de laranja(receita aqui), por cima da geleia coloquei um pedaço de lombinho canadense e coloquei nas forminhas.





Dicas minhas:
Dobrei a receita
Fiz bolas pequenas ( rend: +- 85 pãezinhos)
Usei lombinho canadense comprado em fatias pequenas (é um pouco maior que a do salaminho), cortei cada fatia em 4 partes, o que transformou cada 1/4 da fatia n/ triângulo, deixando o recheio mias bonitinho, mas caso não encontre, use fatias normais e corte no tamanho desejado.




Foto do patê que usei p/rechear
Na primeira receita postada, usei  fatias de calabresa aceboladas...
Link no início desse post
A geleia que eu usei , foi a que eu fiz e congelei
Eu deixo n/consistência mais grossinha p/justamente ser usada em recheios de rocambole ou outros, mas fica n/ponto excelente p/ser servida tb com torradinhas ou biscoitos.

domingo, 9 de março de 2014

DEPOIS DE UM MÊS, RETORNO AO BLOG C/ MUITA SAUDADE E GRATIDÃO

Gente, hoje eu nem vou contar as desventuras da obra pq eu parei com tudo e  me dei um tempo p/não morrer ou matar alguém (matar é só no bom sentido, se houver né? kkkkk)
Eu precisei muito desse tempo p/me refazer e recuperar minhas energias. Não foi só a obra, passei realmente por uma fase bem difícil,  mas aos poucos vou me recuperando e voltando cheia de saudade.
Eu agradeço a Deus todos os dias pelas amizades maravilhosas que encontrei  através do meu blog, e embora não nos conheçamos pessoalmente, fico com a certeza de que sempre vou ter alguém ao meu lado.
MUITO OBRIGADA MESMO PELA AMIZADE, CARINHO  E COMPREENSÃO DE VOCÊS.

Bjsssssssss e votos de uma semana muito abençoada

Gente, eu não aguento com issoooooooooooooo, já cheguei no blog me estressando kkkkk
Não estou conseguindo entrar direto nos comentários do meu blog, alguém tem alguma explicação p/isso?
P/ comentar, eu tenho que entrar e sair do meu blog cada vez que  entro em algum blog p/postar  um comentário, affff....

Nota:
Amanhã sai uma receitinha...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...