segunda-feira, 6 de junho de 2016

BAMBÁ DE COUVE

Com o tempo agora esfriou mesmo, então já apetece tomar uma sopinha. P/mim realmente não muda muito não, pq eu tomo sopa no inverno, no verão e nas demais estações kkk
Adoro!
Essa receita eu peguei no livro "Cozinha Regional Brasileira   MG"
Eu já postei aqui uma receita que minha avó preparava e que é parecida com essa. Minha avó chamava de "papa de fubá". Receita aqui:
http://piteisdadinha.blogspot.com.br/2013/10/papa-de-fuba-sopa-deliciosa.html

Receita:
1 molho de couve
200g de linguiça de lombo ou pernil (fresca ou defumada) cortada em rodelas grossas p/não desmanchar
1 cebola média picada
1 dente de alho socado (por minha conta)
1 e 1/2 litro de água
1 xícara de chá de fubá (farinha de milho)
Sal a gosto


Modo:
Rasgue a couve com os dedos separando os talos e reserve...
Frite a linguiça até ficar bem tostada. Junte a cebola e frite até que fique macia e transparente. Acrescente 1 litro de água e deixe cozinhar.
Em uma tigela misture o fubá com com o resto da água, mexendo bem p/dissolver. Em seguida coloque aos poucos a mistura do fubá na panela, mexendo vigorosamente. Quando o caldo estiver grosso, acrescente a couve rasgada e deixe cozinhar por +- 3 minutos. Acerte o sal e sirva..


Minhas dicas:
1- Rasguei a couve grosseiramente descartando os talos
2- Usei 3 gomos de linguiça toscana (escaldei antes de fritar)
3- Fritei as rodelas das linguiças até ficarem bem douradas. Juntei a cebola picada e deixei fritar até ficar macia e transparente, acrescentei 1 dente de alho deixando dourar levemente (por minha conta)
4- Coloquei 1 litro de água e deixei em fogo baixo por +- 15 minutos depois de levantar fervura
5- N/tigela coloquei 1/2 copo (de 250ml) + 2 colheres de sopa de fubá  e acrescentei 1 copo de 250ml de água misturando bem (até o fubá ficar todo dissolvido). Acrescentei  essa mistura na panela misturando vigorosamente p/não encaroçar. Continuou ainda em fogo baixo até engrossar e o fubá ficar cozidinho. Nesse ponto acrescentei a couve rasgada, acertei o sal e deixei por + uns 3 minutos no fogo. Desliguei, tampei a panela e deixei descansando por + uns 5 minutos antes de servir.

OBS:
Se necessário acrescente + um pouco de água fervente, ou mais um pouco de fubá dissolvido. O ponto da sopa é a gosto e também depende do fubá usado




Servi com torradinhas e uma pasta de tomate muito deliciosa.  Posto depois a receita...


Uma delícia








LIVRO ONDE PEGUEI A RECEITA



33 comentários:

Adriana Balreira disse...

Aqui nunca faz frio e AMO sopas!! Amei essa sua receita. Vou tentar fazer. Fubá é o que? Mostra depois a foto de fubá!
Beijos
Adriana

Joana disse...

Por cá adoramos sopas. Seja Verão ou Inverno, se bem que no tempo frio sabe melhor :-) Essa está top! Demais :-) Adoro esse género de sopas. Beijinhos

Meadas Soltas disse...

Olá, uma sopinha no inverno sabe sempre bem! Fubá é farinha de milho, não é? tenho que experimentar.
bjinhos

cozinha100segredos disse...

Por aqui o verão teima em não vir e só apetece comidas quentinhas como essa sopa! beijos

Rosinha Benvenga disse...

Olá hummm frio apetece uma boa sopa bjs Rosinha

Rosinha Benvenga disse...

Olá hummm frio apetece uma boa sopa bjs Rosinha

Andréa Santana disse...

Dinha querida,
O tempo está estranho, o fim de semana foi gelado por aqui, hoje está fazendo calor, sol super quente, cara de verão, rs.
Eu tbm tomo sopa em todas as estações, essa é daquelas que pede bis, a gente
soa até a alma, rs.

Beijinhos, abençoada semana! ♥

Prata da casa disse...

Olá Dinha: por aqui também comemos sopa em todas as estações. Esta está com aquele ar de comida de conforto de que gosto tanto.Deve ser muito saborosa.
Bjn
Márcia

Simone Felic disse...

Que delícia menina, com este frio esta sopa bem quentinha vai cair muito bem.
beijinhos e boa semana.

http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Cristina Barbas disse...

Oi, Dinha!

Eu também sou a louca da sopa! Hehehe Não importa a estação, eu amo!! Claro que agora, com o frio que está fazendo, tomo ainda mais...
Já imagino esta sopinha... Vou anotar a receita...

Abraços e uma boa semana, Cris

Céu Gomes disse...

Dinha, olá!

Nós temos o caldo verde que é semelhante a essa sopa; a base é feita com batata. Fiquei com vontade de experimentar essa versão com farinha de milho. Obrigada.
Beijinho

http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Oi Dinha
Que delícia,apetece muito,com esse frio que está fazendo por aqui.O nome é diferente,conheço como caldo verde,o que importa é que deve ter ficado tão bom,que dá vontade de repetir vários pratos né.
Beijos,ótima semana amiga.

www.sosimplesassim.com.br disse...

Que delícia, DInha! Parece caldo verde, mas o fubá dá outro toque.
Bj e ótima semana,
Lylia

As Receitas da Mãe Galinha disse...

Olá Dinha, por aqui é ao contrário, agora começam a chegar os dias quentes, mas como eu como sopa até no verão, aceito uma tacinha dessa sua sopa maravilhosa!
Beijinho minha querida
http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Oi Dinha
Na verdade,é bem parecido com caldo verde,a diferença é que o fubá deixa o caldo mais encorpado.Gosto dos dois modos.
Beijos

Felisberto T. Nagata disse...

Olá, Dinha,boa tarde, "tamo junto", realmente não muda muito... eu, também, tomo sopa em qualquer estação...ingredientes que adoro, couve e a toscana ,receita simples, fácil de fazer e complementada com suas belíssimas dicas, tudo excelente!
Obrigado pelo carinho, abençoada semana, belos dias,beijos!

Ana Alves disse...

Por cá esta calor :) mas uma sopa sabe sempre bem, ótimo aspeto. Bjs

Sileni Machado disse...

Amiga linda, amo sopa e adorei a sua sugestão, aqui conheço como mingau de fubá, minha mãe fazia muito quando éramos crianças, bons tempos! Faz tempo que não como, fiquei com vontade!
Bjsss querida, linda noite!!! ❤️

Gracita disse...

Amei essa dica da sopinha de fubá e no inverno eu faço sempre.
Mineiro ama um bambá de couve rsrsr
Uma semana iluminada
Beijos, Dinha

Joana disse...

Eu também, como sopa o ano inteiro!
Essa parece maravilhosa :)
Uma boa sopa!
Um beijinho

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Desta vez não faltou um copo de um bom vinho tinto para acompanhar.
Um abraço e continuação de uma boa semana.

Mirtes Stolze. disse...

Bom dia Dinha.
Nunca tinha visto nem falar, parece deliciosa. Um lindo dia. Beijos.

Maria Luiza disse...

Dinha, que delícia! Eu faço sempre no inverno, mas não sabia que se chamava bambá. Já estou com um maço de couve lindo. Beijinhos!

BLOGZOOM disse...



Dinha,

isso é bom demais!

Bjs

Lia e Vi disse...

Oi Dinha, é a Vi, sou como tu, tomo sopa em qualquer tempo, gosto muito.
Essa receita é uma delicia, fiquei com água na boca.
Gosto muito de sopa de fuba.
Muitos beijos,Vi

Toninho disse...

Oi Dinha, quando morei em Belo Horizonte numa republica estudantil este era um prato corriqueiro da gente,kkk
Eita vida dura naquela época e o Bambá era nossa salvação.
Bela lembrança.
Abraços

Pecados no prato disse...

Muito interessante a sua sopa, nunca fiz assim e eu a pensar que não se podia inovar muito nas sopas. Fiquei curiosa e vou com certeza experimentar é que a sopa parece deliciosa. Beijinhos

Unknown disse...

Deve ser bem saborosa!

Beijinhos
food&emotions
http://fefoodemotions.blogspot.pt

Avelã disse...

Uma sopinha ótima para aquecer! Mesmo estando calor aqui já comia um pratinho :D

Vane M. disse...

Outra delícia... aqui no Sul chamamos de Caldo Verde!!! Nesse friozinho cai muito bem! Beijo!

Os olhares da Gracinha! disse...

Não conhecia amiga...mas fez_me lembrar o nosso caldo verde!
Levo a sugestão... Bj

Os olhares da Gracinha! disse...

Não conhecia amiga...mas fez_me lembrar o nosso caldo verde!
Levo a sugestão... Bj

Arroz Di Leite disse...

Oi Conceição,

passei por quase todos os seus posts mais atuais e parei neste. Aqui está um frio e vai muito bem este bambá de couve bem quentinho.

Bjs

Tânia Camargo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...