RECADINHO:

RECADINHO:
Quem entrar como seguidor do blog, favor deixar um comentário p/que eu possa retribuir.
Não dá mais p/entrar nos blogs através do espaço "SEGUIDORES".

quarta-feira, 12 de abril de 2017

BACALHAU COM BATATAS AO MURRO do Claude e mais: bolinho de bacalhau da vó e salada de grão de bico (presentaço heim! kk)

Eu amo, amo muito essas batatas tipo bolinha. Quando eu vou no sacolão trago sempre as batatinhas e minicebolas que eu também amo e aí fico procurando maneiras diferentes de prepará-las. A receitinha de hoje é do chef  Claude Troisgros e se eu fosse vc não perdia!
Aqui o link:


Receita das batatas e bacalhau:

Coloque n/tabuleiro uma camada de sal grosso e as batatinhas n/só camada. Leve ao forno 180º por +- 40 minutos...
Deixe esfriar, dê um murro (bater levemente com o canto da palma da mão) e reserve...
Coloque um pouco de azeite n/frigideira e doure bem as batatas (já com os murros). Sobre as batatas coloque bastante cebola fatiada por cima, uns 2 dentes de alho picados, passas e chouriço já cozidinho fatiado (cortado cada rodela em 4 pedaços), tempere com sal, polvilhe salsinha picada e salteie bem na frigideira.
Sirva com bacalhau

Minhas dicas e alterações:
Não usei muito sal grosso (só forrei a assadeira)
As batatinhas são cruas
Dourei as batatinhas já com os murros no azeite, retirei e reservei...
Coloquei mais azeite na frigideira e  fritei levemente o bacalhau. Retirei e reservei...
Na mesma frigideira coloquei 1 cebola grande fatiada, refoguei e depois juntei 2 dentes de alho picados, refoguei até o alho dourar levemente e a cebola murchar. Acrescentei passas e azeitonas pretas a gosto, reguei com mais azeite, temperei com sal e pimenta do reino a gosto.




Montagem:
Coloquei n/travessa de servir , as batatas, o bacalhau e o molho por cima








P/os bolinhos de bacalhau:
2 batatas médias p/grande (usei a asterix) cozidas e espremidas
Bacalhau dessalgado, aferventado e desfiado (eu não pesei pq faço a olho, mas acho que tinha +- 300g)
Pimentões coloridos picados
1 colher de chá de tempero pronto de alho ou 1 dentinho bem socado
Cebola bem picadinha
Salsinha picada
1 colher de sopa rasa de azeite
1/2 ovo (coloco o ovo n/prato, dou uma leve batida e divido em 2 partes)
1 colher de sopa de farinha de trigo




Modo:
Misturei tudo muito bem, modelei, passei na farinha de trigo e fritei em óleo quente (usei metade óleo e metade azeite)




P/salada de grão de bico:
Grão de bico cozido bem al'dente em água e sal (depois escorrido)
Na mesma frigideira que fritei os bolinhos (desprezei o óleo da fritura, usando somente 1/2 colher de sopa e acrescentei + 1/2 colher de sopa de azeite), coloquei pimentões coloridos fatiados, refoguei, juntei o grão de bico escorrido misturando bem. Temperei com sal, pimenta do reino e gotas de vinagre, misturando também muito bem. Retirei do fogo, acrescentei ovos cozidos picados, reguei com mais azeite e passei  p/um refratário de servir


MODO DE PREPARO DAS BATATINHAS E BACALHAU:



















 








MODO DE PREPARO DOS BOLINHOS:


...ponto da massa


                          Hummmmmm!




ACOMPANHOU:
 Uma cervejinha bem gelada



20 comentários:

cozinha100segredos disse...

Ainda bem que você postou essa receita! Lembrei-me agora que ainda não pus o bacalhau a demolhar para usar na sexta! Ia fazer salada de bacalhau mas pensando bem acho que me apetece mais assim dessa forma! Boa Páscoa! Beijinhos

Islene Teles disse...

Oieee
vi no face e corri pra conferir. Presentaço com certeza. Babei.
um "abraçaço" pra vc. Feliz páscoa.

Andréa Santana disse...

Quantas delícias amiga!
Sugestões perfeitas, você arrasa eu babo!
Sua família passa bem com tanta fartura.
Eu tbm amo as receitas do Claude e as suas tbm!

E você melhorou da gripe? Espero que sim!

Beijinhos, ótima tarde! ♥

M. disse...

Ai que bom aspecto!!! Está tudo incrível e eu com água na boca!
Beijinhos e uma Páscoa feliz :)

Sileni Machado disse...

Oii miga querida!! Boa noite! Que refeição deliciosa! Eu adoro bacalhau e acompanhado dessa saladinha e dessa batatinha maravilhosa é sucesso na certa! Sabe que nunca pensei em usar essas batatinhas bolinhas para fazer ao murro?! Adorei!!! Ficar sem internet não dá não, ainda mais pra nós blogueiras, né?! Afff! Que tudo dê certo aí!
Bjs, miga linda e uma abençoada Páscoa pra vc e sua família! ♥♥

Luli Ap disse...

Oieeeeee Dinhaaaaaa
Acabei de comentar no post anterior e já tratei de vir prosear aqui, essas receitas são mais do que presentes, são um tesouro, porque vou levar as três e ainda vou levar marmita.
Tá pode deixar que eu mesma preparo a marmita 😁😁
E já sabe né?????
#teamDinha
Vamos levar a gripe a nocaute!
Desejo melhoras flor que vc fique ótima rapidinho.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Os olhares da Gracinha! disse...

Adoro tudo!!!
São sugestões deliciosas!!!
Santa Páscoa

Existe Sempre Um Lugar disse...

Boa tarde, Portugal é o maior consumidor de bacalhau do mundo, o Brasil é o segundo, motivo porque tanto em portugal como no Brasil existe muitas maneiras do cozinhar o amigo do português e do brasileiro, a partilha é sedutora para saborear, para repetir, também.
Votos de Páscoa repleta de alegria! Feliz Páscoa!
AG

Mirtes Stolze. disse...

Boa tarde Dinha.
Tudo muito apetitoso. Mas confesso os bolinhos de bacalhau me deixou com água na boca rsrs. Uma feliz Páscoa. Abraços.

Prata da casa disse...

Querida Dinha: umas sugestões bem deliciosas, como é teu costume. Dá gosto ver o carinho com que preparas tudo , pelo que suponho que o sabor seja também reflexo deste carinho.
Bjn
Márcia

Sofia martin de nicolas disse...

Querida amiga, que rico todo, porque vivimos muy lejos que sino me presentaba a comer a tu casa, besos
Sofía

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Aí está um dos meus pratos favoritos.

UMA BOA PÁSCOA.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Maruldinha Maruldinha disse...

Dinha minha querida adorei as sugestões de receita, na época exata do consumo do bacalhau aqui né amiga...deu até água na boca!!!
Grande abraço e uma feliz e abençoada sexta santa pra você e uma pascoa iluminada pra sua família....bjucas

Luli Ap disse...

Dinhaaaaaa passando pra te desejar e a todos aí uma Páscoa abençoada e Feliz!
Bjsssss Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Cantinho da Gaiata disse...

Adoro bacalhau de toda a maneira.
Fiquei a babar com estas receitas, um aspecto delicioso, e está devidamente empratado o que me levou a salivar a esta hora.
Beijinho grande e uma Santa Páscoa.

coisinhasdage disse...

Passei aqui pra te desejar uma feliz Páscoa amiga, e saio abençoada com tanta gostosuras. Parabéns

Simone Antunes disse...

Que delicia de prato, os bolinhos de bacalhau estão muito bonitos gosto muito.Beijinhos e Boa Páscoa
http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

Iris Barbas disse...

Oi Dinha!

Maravilha! Mas como não sou exigente, me contento com os bolinhos de bacalhau e uma cervejinha... Kkkk Adoro!
Feliz Páscoa, amiga!

Abraços, Iris

Isa Sá disse...

Hmmm, já comia! Gosto de batatas a murro.

Isabel Sá
Brilhos da Moda

Pepa disse...

Oi Dinha, é a Vi, delicia demais seu cardápio, deu vontade de comer tudo, eu a gulosa.
Mas vou anotar a receita do bolinho para fazer, porque fiquei com água na boca.
Muitos beijos,Vi

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...