quarta-feira, 22 de agosto de 2018

BOLINHO COM CASCA DE MELANCIA (salgado)

Mais uma experiência com  casca de melancia que eu achei que deu certo...
E aí, "tá" a fim de experimentar?

Receita  (modo como eu fiz):
Peso da melancia que usei a casca:
1,180kg

1º - Retirei  e desprezei a parte verde da casca.  Cortei a parte clarinha em cubos pequenos, coloquei n/panela de pressão (pequena) com um pouco de água temperada com sal e deixei em fogo baixo por 10 minutos depois de chiar...
Obs: 
Esse tempo pode variar de acordo com a qualidade  da casca. A casca que usei em outra receita era bem mais durinha que essa, melhor então é deixar por 5 minutos, retirar a pressão e verificar o cozimento, caso seja necessário deixe na pressão por mais alguns minutinhos.




2º - Depois dos cubos cozidos no ponto certo, retirei da panela, escorri bem e reservei...



3º - Dourei  levemente 1 dente de alho n/fio de azeite, acrescentei os cubos já escorridos, acrescentei pimentões verde, amarelo e cebola em cubinhos deixando em fogo alto até o refogado ficar sequinho. Acertei o sal, temperei com pimenta do reino e adicionei salsinha picada. Retirei do fogo e deixei esfriar...





4º - Bati 2 claras em neve, juntei as gemas batendo mais um pouco, acrescentei  os cubinhos da casca já frios, 2 colheres de sopa rasas de maizena, azeitonas picadas, 1 colher de sopa de parmesão ralado, 1 pitada de fermento, verifiquei o sal e fui colocando as colheradas da massa n/frigideira  antiaderente de fundo grosso só untada com óleo (não fritei em imersão).









Ficou um lanche gostoso,  saudável pq não foi frito em imersão e super aprovado  como mais um aproveitamento dessa casca que pelo que andei vendo na internet é muito rica em nutrientes.





Servi n/sanduíche preparado com pão caseiro, a receita vc encontra aqui:
https://piteisdadinha.blogspot.com.br/2017/12/pao-paozinho-caseiro-muito-facil.html










MODO:





























21 comentários:

Camila Faria disse...

Nunca aproveitei essa parte da melancia, que delícia gente!!! <3

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Oi Dinha
Que novidade ótima para aproveitar aquele tantão da melancia que a gente despreza.Eita que esse sanduíche deve estar muito bom.
Beijos

Prata da casa disse...

Oh amiga: tal como disse lá no FB estás sempre a inovar. Uma receita surpreendente e que ficou com uma bela apresentação.
Bjn
Márcia

Andréa Santana disse...

Olá, querida Dinha!
Você e suas invenções que sempre nos deixa de boca aberta.
Eu nunca fiz nada com a casca da melancia, que tudo essa receita e o melhor que é saudável.😋😋😋😋

Tenha um ótimo final de tarde!
Beijinhos no seu ♥

Ana disse...

Oieeee
Eu to a fim.... vou levando.
O doce já fiz com a casca e amei. Receita de uma tia do marido.
O Pão tbm tá show de bola... Beijos, querida.

lian disse...

ólá Dinha:
obrigada pelo recado carinhoso lá no meu blog.
adorei esta sua receita!!
uau que legal usar a casca da melancia.
obrigada e abraço grande.
:o)

Ana disse...

Oieeeee
então, já fiz doce de melancia e super gostei. Tenho que experimentar estes bolinhos. Vou levando.... o pão tbm tá show. bjoxxxxx

Dalva Rodrigues disse...

Adorei a sugestão, nunca imaginei usar em prato salgado! Melancia é minha fruta preferida, da próxima vez que comprar vou experimentar desta forma a parte branca, é tanto desperdício jogado fora. tomara que filho goste também!
Obrigada pela resposta lá no blog, abração, Dinha!

Júlia Marques disse...

Taí uma coisa que nunca tinha visto antes. Adorei!
Sou super a favor de aproveitarmos tudo ao máximo.
Vou salvar essas receitas e começar a testar!

Um abraço!
Júlia.

A Paixão da Isa disse...

Amifa so digo woaunh deve ser mesmo mt bom ficou com um aspecto lindongostei da dica bjs

A Paixão da Isa disse...

Era amiga hehe desculpa ainda estou meia a dormir hehe bjs

Unknown disse...

É a primeira receita que vejo dessa parte da melância. Boa invenção.

Luli Ap. disse...

Olá Dinhaaaaaa
Taí isso é que é novi.
Bolinho salgado de casca de melancia.
Nem preciso dizer que fiquei curiosa né?
Está com tão lindo aspecto.
VC é uma "arteira' que faz arte da mais alta qualidade, melhor dizendo, sabores especiais.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Muito original e deve de ser bom.
Um abraço.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Avelã disse...

Que ideia interessante! Ficou com um aspeto mesmo fofinho :)

Alfa & Ômega disse...

Querida Dinha, que legal esses seus bolinhos da casca de melancia! Super interessante e eu não sabia! Faco agridoce para saladas, doce da casca mas bolinho, não! Obrigada por espalhar! Beijinhos! De todos os temeros você coloca na água pata criar raízes! Alecrim, manjericão até plantas do jardim estou colocando!

conceicao disse...

Adorei a receita vou levar para fazer. Bj

Alfa & Ômega disse...

Voltei para dizer que hoje vi a Bela Gil fazendo uma salada de beterrabas, casca de melancia e nozes! Achei super legal ! Qualquer dia farei.beijinhos e feliz fim de semana!

Marina Barcelos disse...

Oi =)
Que máximo!
Já salvei aqui pra testar em breve ♥

Beijos de Luz,
Marina | www.meudoceapartamento.com

Lia e Vi disse...

Oi Dinha, muita criatividade, sempre descartamos essa parte, a nossa sorte é que aqui vira adubo, senão ficaria com muita dó de desperdiçar a casca.
Boa semana,beijos,Vi

Josélia Micael disse...

Boa noite Dinha!
Muito obrigada pelo seu convite, e pela sua visita em meu cantinho:
grata por seu comentário e volte sempre!
Eu já estou também aqui no seu espaço... e devo-lhe dizer que estou a adorar.
Pelo o que estou vendo, tenho muito que aprender aqui sobre culinária!
Acho a receita da casca de melancia o máximo, vou mesmo ficar sua fã!
Deixo-lhe um beijo de paz, e carinho!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...