terça-feira, 14 de agosto de 2018

FILÉ DE MERLUZA (cozido c/molho e grelhado) com pirão e salada de legumes

E p/não dizer que peixe nunca aparece por aqui, a sugestão de hoje é de um peixinho em 2 versões...

Mesmo eu sendo um pouco enjoadinha no que se refere a peixe, eu gosto do filé de merluza. Vem a cair no ditado de que "gosto não se discute" , sim, pq muita gente não gosta.
P/variar e p/agradar a todos os gostos, eu resolvi preparar em 2 versões, uma parte cozida e outra grelhada e posso dizer que nos 2 modos o peixe ficou bem gostosinho.

Receita:
1 kg de filé de merluza temperado com alho, sal, shoyu, pimenta do reino e limão. Deixei nessa marinada por +- 30 minutos...
Depois dos 30 minutos separei os filés em 2 partes...

1ª Sequei bem os filés e reservei. Coloquei  1 colher de sopa rasa de óleo n/frigideira antiaderente deixando aquecer bem. Coloquei 2 filés por vez na frigideira em fogo médio/alto, deixei dourar bem de um lado, virei deixando dourar levemente o outro lado (isso p/não ressecar). Retirei da frigideira passando direto p/uma travessa de servir...

2ª Coloquei a outra parte dos filés n/panela com um pouco da marinada, acrescentei tomate, pimentões coloridos (verde, vermelho e amarelo) fatiados, cebola fatiada e 1 colher de sopa de extrato de tomate.  Deixei em fogo baixo por +- 7 minutos.  Retirei os filés da panela passando já p/travessa de servir, cobri com uma parte do molho e reguei com azeite...



Ao molho que sobrou na panela  eu acrescentei mais um pouco de água, acertei o sal e preparei o pirão adicionando farinha de mandioca








Acompanhou:
Arroz branco (terror das nutricionistas, mas esse não pode faltar aqui kk) e salada de legumes com batata, chuchu, vagem e cenoura cozidos no vapor e regada com azeite









AQUI AQUELA SALADINHA QUE NUNCA PODE FALTAR...





















21 comentários:

Unknown disse...

As duas versões ficaram com óptimo aspeto. Delicioso!

Prata da casa disse...

As duas versões estão bem apetitosas, embora pessoalmente prefira a versão grelhada. Também sou meio "enjoadinha" no que se refere a peixe, rsrs
Bjn
Márcia

Ana Alves disse...

Adoro, que bom aspeto. Beijinhos

Andréa Santana disse...

Olá, querida Dinha!
Eu não gosto de filé de merluza congelado, mas os que vem fresco na peixaria ficam perfeitos como esses que vc fez, sequinhos e tentadores.
Mais um menu de nos deixar de boca aberta! 😍😍😍😍

Abençoada semana minha querida!
Beijinhos

Dalva Rodrigues disse...

Que delícia, as duas versões estão apetitosas!! Peixe é tão gostoso, não sei porque comemos tão pouco.
Adorei a sugestão, abração, Dinha!

Alfa & Ômega disse...

Dinha, genial sua ideia de dois modos de apresentar a merluza. Ficou convidativa demais mas resolvi meu problema por não suportar o cheiro que impregna a casa: vou ao restaurante! Rsrsr! Como peixe feliz da vida e minha casa não fica mal cheirosa! Em compensação amo o cheiro do bacalhau e faço com muito gosto! A sua apresentação está 10! Parabéns! Beijinhos!

Os olhares da Gracinha! disse...

Gosto muito de merluza e há muito que não faço por isso levo as sugestões!!!bj

Unknown disse...

Ohhh, delicia!!
Os 2 jeitos me agradam. Passei a gostar mais de peixe qdo vim morar em floripa. Pois, encontro peixe fresco... Aqui so tem coisa boa gente!! Beijos, Dinha querida

Larissa Santos disse...

Oh que belos petiscos que me deixaram de água na boca

Hoje; No meu olhar, um sentimento profundo

Bjos
Votos de uma óptima Quarta - Feira /Feriado.


Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Hummmm abriu-me o apetite.
Um abraço e bom Feriado.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

BLOGZOOM disse...



Uma comida super levinha. Eu gosto de Merluza.

Bjs

Camila Faria disse...

Eu gosto de filé de merluza e achei as duas preparações deliciosas! Leve, colorido e apetitoso. <3

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Oi Dinha
Falou em peixe,adoro.Cozido,grelhado,frito,assado e por ai vai.Só não me apetece peixe cru.
Sua mesa linda,apetitosa,como sempre.
Beijos

Ana Galhano disse...

Vi hoje o seu blog e já vou acompanhar! Adoro aprender novas receitinhas para fazer à família! Força :)

https://anagalhano.blogspot.com/2018/08/regresso.html

Evanir disse...

Depois de um afastamento para fazer tratamento,
estou tentando voltar .
Sem dividas a saudade doeu muito.
Um abençoado final de semana.
Beijos obrida pela sua amizade.
Beijos .
Evanir.

Luli Ap. disse...

Olá Dinhaaaaa
Perdi minha sobrinha dia 5, estou muito desanimada, tão pequenininha minha princesinha, aos poucos vou colocando os comentários em dia.

Gosto de merluza e gosto muito de peixe embora coma pouco, preciso mudar isso e essas duas texturas parecem mesmo deliciosas.
Vão já para o caderninho de receitas.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

cantinhovirtualdarita disse...

Miguxa miguxa ma que amooooooo

Um bom final de semana pra vc
E elogios pelas belas postagens!

É que tem dias que a gente só deseja encontrar alguém disposto a ouvir as batidas do nosso coração.

(Scheilla Lobato).

O Pecado Mora Em Casa disse...

Adoro e está com um aspecto magnífico!!
Beijinhos.
http://www.opecadomoraemcasa.pt/

Roselia Bezerra disse...

Boa tarde, querida amiga Dinha!
Uma delícia peixe é!.
É meu preferido e assim gosto.
Os legumes ficaram apetitosos.
Tenha dias felizes e abençoados junto aos seus amados!
Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem

Lia e Vi disse...

Oi Dinha, delicia, gosto muito de peixe de água salgada, merluza, porquinho, pescada, sardinha e etc.
Esse prato ficou muito apetitos, amo pirão, faz um tempo que eu não como, fiquei com vontade,kkkkk
Muitos beijos,Vi

Sandra May disse...

Adoro peixe! Já estou anotando a receita...obrigada!
Bjs e boa semana!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...