quarta-feira, 27 de abril de 2022

FÍGADO ACEBOLADO EM ISCAS com batatas bolinha

Hoje a sugestão é em dobro p/quem costuma torcer o nariz p/fígado e p/quiabo, mas eu tenho certeza que depois da "sugestão" essas pessoas vão mudar de opinião, ah vão  kkkk
Receita (sugestão):
1) Fígado já bem limpinho cortado em bifes e depois em iscas (eu seco bem com papel toalha)
2)Tempero as iscas com alho, sal, 1 pitadinha de louro em pó, um pouquinho de azeite e deixo descansando por uns 5 minutinhos...
3) Coloco +- 2 colheres de sopa rasas de óleo n/frigideira deixando aquecer bem...
4) Acrescento as iscas com o óleo já bem quente e deixo em fogo alto, sem mexer até as iscas perderem a cor avermelhada, aí sim eu mexo deixando fritar até o ponto desejado...
Dicas:
1-Dependendo da quantidade das iscas eu frito aos poucos e vou reservando n/travessa, isso faz com que não crie água na frigideira, o que pode deixar o fígado + durinho
2-Eu uso uma panelinha antiaderente somente p/frituras e faço o fígado nela

P/o molho:
Na mesma frigideira eu coloco tomate picado, pimentão e cebola fatiados (tudo a gosto), refogo bem, acrescento um pouquinho só de extrato de
tomate (a gordura da fritura já deixa o molho bem moreninho) e deixo em fogo baixo e sempre mexendo até a cebola ficar murcha. Acrescento água fervente suficiente p/formar um molho bem apurado, tempero com sal e pimenta do reino a gosto deixando em fogo baixo por mais alguns minutinhos...

P/as batatas:
Batatas tipo bolinha cozidas al'dente com as cascas em água e sal e depois descascadas...


Montagem:
Na travessa já reservada com as iscas eu coloco as batatinhas e todo o molho por cima

P/o quiabo:
Meu modo:
Lavo bem os quiabos retirando as cabeças e os rabinhos e deixo secando n/escorredor. Com os quiabos já sequinhos eu corto cada um em pedaços (tamanho a gosto) e reservo...

Douro levemente 1 dente de alho socado n/panela com 2 colheres de sopa rasas de azeite, acrescento cebola fatiada em quantidade a gosto refogando, acrescento os quiabos já cortadinhos deixando quietos na panela sem mexer (se precisar só sacode a panela), rego com  suco de limão ou gotas de vinagre p/que não crie baba, tempero com sal, uma pitada de cominho e deixo em fogo baixinho sem colocar água até que fique cozido al'dente (se necessário só pingar água bem aos pouquinhos)...

Dica:
No meu coloquei fatias pequenas de maxixe pq sou muito fã kk



Saladas:
Alface
Tomatinhos cereja em metades temperados com sal, vinagre e azeite a gosto




Acompanhou:
Feijão vermelho e arroz branco

















LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...