quarta-feira, 3 de março de 2021

ENSOPADO DE CENOURA C/CARNE MOÍDA

Quando  trabalhava (hoje sou aposentada) eu almoçava muito em restaurantes e churrascarias, isso fazia parte do social com os clientes do banco (gerentes, chefes e clientes), acho que hoje nem existe mais isso, enfim, o meu sonho de consumo nessa época era comer todos os dias uma comidinha caseira. Tudo bem que comer n/bom restaurante ou n/boa churrascaria é bom demais, mas não quando isso quase vira rotina.

Vamos então nesse ensopadinho (como dizia minha avó) delicioso...

Receita:
+- 250g de carne moída
3 cenouras médias/pequenas cortadas em meias luas
1 dente de alho socado
Tomate    a gosto picado
Pimentão "     "        "
Cebola     "     "        "
Extrato de tomate
Sal e pimenta do reino a gosto
Salsinha picada p/finalizar



Modo:
Dourei 1 dente de alho n/fio de óleo, acrescentei a carne moída refogando bem.  Com a carne já bem fritinha adicionei o tomate, o pimentão e a cebola refogando novamente (em fogo baixo). Coloquei as cenouras já picadas e água fervente o suficiente p/o cozimento das mesmas. Temperei com sal e pimenta do reino deixando em fogo baixo até as cenouras ficarem cozidas al'dente. Finalizei com salsinha picada...


Fritadinha de cebola p/acompanhar (aproveitando ovos que bati e n/usei em outra receita):
Bati 2 claras  em neve firme, acrescentei as 2 gemas batendo também. Juntei cebola a gosto fatiadinha, temperei com sal e pimenta do reino, coloquei a mistura n/frigideira antiaderente untada com óleo, tampei deixando em fogo baixo até a base ficar douradinha. Virei de lado deixando também dourar e a fritada ficar cozidinha...





Acompanhou:
Arroz branco e saladinha de alface americana com tomatinhos



























              Sugestão simples com gostinho de VÓ e que agrada até mesmo quem não gosta de cenoura

8 comentários:

chica disse...

Um ensopado no capricho e refeição simples e boa! bjs, chica

marisilda nietto disse...

Hoje estou triste, e quando fico triste, eu não perco o apetite de jeito nenhum, essa tua comidinha de vó, me alegrou um pouco, muito obrigada , teus posts são um alento, quando preciso, obrigada!!!!!

" R y k @ r d o " disse...


Aceitava de bom gosto para o meu jantar...
.
Abraço poético.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

São Ribeiro disse...

Esse ensopado tem muito bom aspeto, tem ai um refeição completa e cheia de sabores.
Continuação de boa semana

Natércia Ramalho disse...

Menina que maravilha de comida mesmo caseira como eu gosto...um beijinho e resto de uma boa semana aí em casa.

Luiz Gomes disse...

Bom dia sou do Rio de Janeiro e quero parabenizar pelo seu Blogger, sou o seguidor 955 e gostaria de ter o privilégio de você seguir o meu Blogger,

https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/2021/03/praia-brava-parte-i-armacao-dos-buzios.html

Cidália Ferreira disse...

Tudo com muito bom aspeto!!
*
Silêncios... d'outras paragens...
*
Beijos e uma noite feliz

Roselia Bezerra disse...

Bia noite, querida amiga Dinha!
Gosto muito de ensopadinhos. Tão caseiro e tão gostoso!
Esteja bem, cuide-se, amiga!
Beijinhos, saúde e orações

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...