segunda-feira, 16 de agosto de 2021

FILÉ de peixe sequinho e crocante c/saladinha deliciosa

Mais uma receitinha editada há muito tempo e não postada...
Eu não sou de fazer fritura, mas de vez em quando ela até aparece por aqui e no caso dos filés de peixe eu libero total, pq na minha opinião esse é o modo mais saboroso de preparo. Semana passada eu comprei filé de viola, peixe que nunca experimentei por não conhecer e vou confessar que não gostei, talvez pelos filés terem vindo tão finos que depois de fritos ficaram parecidos com "sola de sapato" como diz o ditado kk, mas resolvi postar  pq o modo serve p/qualquer tipo de peixe, seja ele inteiro ou em filés...
Receita:
P/o peixe:
Filés de viola cortado em pedaços pequenos temperados com:
Alho
Sal
Tempero baiano 
Limão
Deixei descansando por 15 minutos no tempero...
Depois do descanso sequei bem os filés com papel toalha, passei n/mistura de maizena com farinha de trigo no 1/2 a 1/2  (deixa a fritura + sequinha) e fritei em óleo quente...


P/o pirão:
Na panela que fritei (sim, eu uso uma panela só p/fritura) os filés, deixei apenas um pouco da gordura usada, acrescentei 1 tomate pequeno picado, cebola a gosto picada e colorau também a gosto refogando bem, adicionei água fria em quantidade suficiente p/fazer o pirão e farinha de mandioca também em quantidade +-  pq coloco no olhômetro, acertei o sal e fui mexendo em fogo baixo até chegar no ponto desejado e sem gosto de farinha crua...


Dicas:
1- Eu uso uma panelinha funda e antiaderente só p/frituras (preguiça de limpar fogão com muita gordura kk). A panela por ser pequena pede menos óleo e por ser fundinha suja menos o fogão...
2- O meu modo p/fazer pirão e angu é sempre assim:
Uso a água fria e coloco a farinha de mandioca ou o fubá no caso do angu em quantidade que me pareça suficiente e preparo normalmente, mas SE POR ACASO  ficar ralo, aí eu dissolvo mais farinha ou fubá em água fria e vou adicionando aos poucos até chegar no ponto  desejado e SE POR ACASO ficar + grosso que o esperado, aí eu só acerto o ponto colocando água fervente...



 P/a salada:
1 chuchu médio cortado em pedaços médios
Repolho em quantidade a gosto sem o talo grosso e cortado grosseiramente
Os 2 polvilhados com sal e cozidos no vapor al'dente
Ovo cozido


P/o molho da salada:
Dourei 1 dente de alho n/fio de óleo, acrescentei 1 cebola média fatiada e pimentão verde (falsificado pq foi ficando alaranjado kkk) a gosto fatiado, refogando até ficarem levemente macios, adicionei azeitonas pretas, temperei com sal, cominho, vinagre e azeite tudo em quantidades a gosto...

Montagem:
Coloquei o chuchu e o repolho n/refratário de servir, por cima o ovo fatiado, cobri tudo com o molho reservado e levei p/servir...





Acompanhou:
Arroz branco e saladinha de alface





















Aqui a panelinha nº 16 que eu uso só p/frituras





Aqui a mesma panelinha só que com a tampa da panela velha que ainda dá p/usar



13 comentários:

" R y k @ r d o " disse...

Aspeto delicioso.
.
Uma semana muito feliz
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Islene Teles disse...

Dinha,
super curti tua sugestão.
Ótima semana, querida. Bjs

Cidália Ferreira disse...

Boa tarde!
Ao menos vou de comer à vista, loool.. Aspeto delicioso!:)
.
O sonho realizado ...
.
Beijos e uma excelente semana, quer seja de férias ou de trabalho.
Cheguei 🌻

chica disse...

Delicioso prato!Adorei teu comentário lá... Tens razaõ: alguns humanos não merecem que gostemos...beijos, chica, linda semana!

Denise disse...

Amiga, cresci o "zóio" aqui, em tudo, mas, principalmente na saladinha!
Também sou da mesma opinião: filé de peixe tem que ser frito. Fica muito mais saboroso! O ruim é o cheirão da fritura, né? Mas passa também.
Você anda sumidinha, hein?!
Grande abraço e excelente semana!
http://dedeartes-denise.blogspot.com

Os olhares da Gracinha! disse...

O aspecto é delicioso!
Levo sugestão... Boa semana!

marisilda nietto disse...

Nossa, estou babando, adoro peixe, faz tempo, que não faço e como!!! Me deu uma vontade!!! Eu não conheço esse peixe Viola, será que aqui tem outro nome? Beijos!!!

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de paz, querida amiga Dinha!
Uma comidinha deliciosa e adoro peixe assim. Com saladinha é ainda melhor.
Tenha uma nova semana abençoada!
Beijinhos com carinho de gratidão

Lady Samy disse...

Que receita maravilhosa. Eu adoro peixe. Frito ou assado não importa. Obrigado por compartilhar. Bjs
Lady Samy

Maria Rodrigues disse...

Um prato com um aspecto super delicioso.
Obrigado pela partilha
Beijinhos

Isa Sá disse...

Ai tão bom aspeto! Já comia!

Isabel Sá
Brilhos da Moda

Luma Rosa disse...

Oi, Dinha!
Adorei as dicas para deixar a fritura mais sequinha e da panela pequena e alta para fazer a fritura.
Também gosto de peixe frito, mas não faço porque não ficava sequinhos. Agora vai!! :)
Beijus,

Jovem Jornalista disse...

Yummy! Senti o gosto daqui.

Boa semana!

O blog está em Hiatus de Inverno entre 02 de agosto e 02 de setembro, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período.

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...