sexta-feira, 13 de agosto de 2021

MIGNON SUÍNO C/batatas, cebolinhas, farofa e outros acompanhamentos

Até bem pouco tempo a carne suína era considerada vilã na nossa alimentação e de uma hora p/outra passou a ser considerada como uma das carnes mais saudáveis, assim sendo a gordura dela passou a ser liberada e até aconselhada e óleo vegetal passou então a ser o vilão. O que eu sei é que vilã ou não, na minha opinião ela é uma das carnes mais saborosas. 
Mesmo sendo contra a matança de animais, eu ainda não consegui deixar de comer carne. Parei de fumar há muitos anos, o que p/mim foi uma vitória, vitória que me deixou também a esperança de que um dia eu deixaria de ser "carnívora", só que esse dia infelizmente ainda não chegou.

Receita
:
2 peças de mignon suíno temperadas com:
Alho, sal, molho de pimenta, shoyu, molho inglês, cominho, urucum, louro,vinagre e 1 colher de sopa de cachaça. Deixei descansando na marinada de um dia p/outro...

No dia seguinte:
Selei bem as 2 peças (sem a marinada)  n/panela antiaderente de fundo grosso untada com 1 colher de sopa de óleo. Depois de bem seladas coloquei as 2 peças com a MARINADA n/assadeira junto com as minicebolas, coloquei a assadeira  dentro de um saco Assarápido, lacrei e levei ao forno 180º por +- 1 hora...
Depois de 1 hora retirei o saco, besuntei as 2 peças com margarina, retirei as cebolinhas e reservei. Juntei então na mesma assadeira 3 batatas (uso asterix) pré-cozidas cortadas em palitos grossos, voltando com a assadeira p/o forno até as 2 peças de carne ficarem douradas....


DICA:
1- A carne poderia ter sido colocada diretamente no saco junto com a marinada e depois na assadeira ou também só ter sido coberta c/papel alumínio. Na verdade eu me distraí e fiz o inverso kkkkkk



P/a farofa:
Na mesma panela que selei a carne coloquei 2 colheres de sopa de margarina e dourei levemente 1 dentinho de alho socado. Acrescentei 1 ovo inteiro deixando a panela tampada até o ovo começar a endurecer. Com o ovo já quase cozido fui quebrando (deixando em pedaços) com ajuda de 1 colher de pau e adicionando a  farinha de mandioca aos poucos até chegar no ponto desejado (gosto da farofa úmida), temperei c/sal e levei p/servir...









P/a salada:
Alface, grão de bico, tomate em cubos e azeitonas 












P/as torradinhas:
Pasta de alho com margarina













Acompanhou:
Arroz  com repolho e abacaxi grelhado


























6 comentários:

chica disse...

Completo, colorido, lindo e delicioso prato! Ótimo fds! beijos, chica

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de paz, querida amiga Dinha!
Tenho comido bastante carne de porco que é mais saudável e mais econômica atualmente. Muito deliciosa fica assada.
Sua refeição está uma apetitosa tentação.
Gosto de graõ de bico na salada.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos com carinho de gratidão

Lady Samy disse...

Uau esse almoço está divino. Parabéns por parar de fumar. Deixar de comer animais é um sonho para mim, mas muito difícil de acontecer por enquanto. Abraço
Lady Samy

" R y k @ r d o " disse...

Aspeto delicioso e muito apetitoso.
.
Feliz fim-de-semana.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Dalva Rodrigues disse...

Adorei a sugestão, Dinha, esta carne é muito macia e prática de preparar! para de fumar é uma vitória!
Já fiquei alguns anos sem comer carne, voltei e até hoje estou em conflito para parar, infelizmente não consegui ainda, mas já diminuí bastante.
Abração, bom domingo!

Jovem Jornalista disse...

Amo salgado com doce.

Boa semana!

O blog está em Hiatus de Inverno entre 02 de agosto e 02 de setembro, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período.

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...