segunda-feira, 27 de abril de 2020

CARRÉ ASSADO c/salada de repolho roxo, purê de inhame e farofa

Depois que eu preparei carré (costeleta) no saco Assarápido nunca mais ele apareceu frito por aqui. Eu não tenho parceria nenhuma com a empresa, até gostaria de ter pq o que eu faço de propaganda do saco por aqui já teria dado p/ganhar uma boa graninha né não? kkk
Falando sério, esse saco p/mim foi um achado pq quase tudo que eu preparo no forno uso ele. O carré por exemplo eu já tinha tentado assar (sem o saco), mas achei que ficou seco demais e desisti voltando p/fritura, já ele assado no saco eu consigo que fique bem douradinho, mas suculento.

Meu modo de preparo:
P/os carrés:
Carrés em quantidade a gosto...
Temperei com alho, sal, molho de pimenta, páprica picante, colorau, shoyu, louro e 2 colheres de sopa de conhaque. Deixei na marinada de um dia p/outro...
No dia seguinte coloquei os carrés com a marinada no saco e levei ao forno 180º por +- 1 hora (meu forno é lento)...
Depois de 1 hora retirei do forno, abri o saco c/ajuda de uma tesoura (mostro na foto), coloquei porções de manteiga sobre os carrés e voltei com eles p/o forno até terminarem de dourar...
Dicas:
1-O saco tem que ser aberto com cuidado pq solta muito  vapor
2-Depois de dourados passei os carrés p/uma travessa de servir e reservei o saco ainda na assadeira...

P/a farofa:
Sobre o saco aberto ainda na assadeira (em fogo baixo) coloquei 2 colheres de sopa de manteiga, mexendo bem c/uma colher de pau p/aproveitar toda a crosta formada pelos carrés. Coloquei 1 ovo deixando inteiro até começar a endurecer. Nesse ponto com ajuda da colher de pau fui quebrando o ovo (deixando em pedaços), temperei com sal e fui acrescentando farinha de mandioca mexendo sempre até chegar no ponto desejado...
Dica:
Eu gosto da farofa úmida, se precisar é só acrescentar mais um pouco de manteiga

P/a salada:
Repolho roxo fatiado, polvilhado com sal e cozido bem al'dente no vapor
Minicebolas cozidas al'dente em água e sal
Tomatinhos grape
Fatias de pepino (deixei desidratando as fatias polvilhadas com sal n/peneira, depois lavei, escorri e sequei bem com papel toalha p/então serem usadas na salada)
Azeite, sal e alho em lascas

Modo: 
Aqueci 2 colheres de sopa de azeite n/frigideira antiaderente, fritei levemente os tomates e as minicebolas (já cozidas). Retirei e reservei...
Ao azeite ainda na frigideira (acrescentei mais um pouco de azeite) juntei 1 dente de alho grande cortado em lascas deixando dourar também levemente. Deixei esfriar...
Montagem:
N/tigela coloquei o repolho, sobre ele coloquei os tomatinhos, as minicebolas, fatias de pepino, azeitonas e reguei com o azeite saborizado com as lascas do alho

P/o purê:
Usei 4 inhames médios bem cozidos em água e sal, escorridos e depois bem amassadinhos com um garfo. Coloquei os inhames já amassadinhos n/panela, acrescentei 1/2 colher de sopa rasa de manteiga e fui acrescentando leite sempre mexendo até o purê chegar no ponto desejado. Acertei o sal e servi...





Acompanhou:
Arroz branco e uma saladinha de beterraba regada com azeite




SACO ABERTO NA ASSADEIRA P/DOURAR OS CARRÉS



















7 comentários:

" R y k @ r d o " disse...

Aspecto delicioso. De fazer crescer água na boca

Cumprimentos

chica disse...

Cardápio gostoso e bem pensado.Gostei de ver! bjs, chica

Cidália Ferreira disse...

Fantástico menu... Será que posso deixar a minha marmita?
-
O que diz o meu olhar
Beijos e uma excelente semana.

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de esperança, querida amiga Dinha!
Muito gostosa a refeição e gosto de tudo.
Inhame é um antivirótico de primeira.
Tenha uma noite abençoada!
Bjm carinhoso e fraterno

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Hummmm abriu-me o apetite minha amiga.
Um abraço e boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Dalva Rodrigues disse...

Quantas delícias, quem me dera ter tudo isso por aqui para fazer! Quinta é dia de sair do cafofo (morrendo de medo),vou comprar, pelo menos o inhame e a bisteca.Deliciosa sugestão!
Abraço, cuide-se por aí, Dinha!

Os olhares da Gracinha! disse...

Já provava!!!
Bj

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...