quarta-feira, 22 de julho de 2020

SARDINHA À ESCABECHE c/saladas

Eu gosto de sardinha fritinha sem molho p/acompanhar uma cervejinha gelada ou até mesmo em alguma refeição, mas quando ela é servida fritinha e com molho, hummmm, aí a delícia é demais da conta kk. P/minha sorte por aqui passa o carro de um peixeiro vendendo elas bem fresquinhas e já limpas e por isso eu tenho sempre sardinhas no meu freezer.

Outra receita aqui:
https://piteisdadinha.blogspot.com/2012/09/sardinha-escabeche.html


Receita:
1 kg de sardinha
Sardinhas já limpas e em filés  temperadas com:
Alho
Sal
Tempero baiano
Louro em pó
Limão e vinagre no 1/2 a 1/2
Deixei descansando no tempero por +- 1 hora...


P/empanar:
Farinha de trigo e fubá misturados no 1/2 a 1/2

Modo:
Depois do descanso sequei bem as sardinhas com papel toalha (reservei um pouco da marinada p/o molho), passei elas já bem sequinhas na mistura da farinha com o fubá retirando o excesso, fritei em óleo não muito quente e reservei...

Dica:
Eu frito n/panela antiaderente pequena e funda, comprada especialmente p/frituras, isso me poupa bem o trabalho de desengordurar o fogão depois das frituras. Vou deixar foto no final do post...

P/o molho:
Tomate sem sementes picado
Cebola
Pimentão
Extrato de tomate
+- 2 colheres de sopa da marinada reservada
Água fervente suficiente apenas p/formar um molho apurado
Sal a gosto
Azeite p/regar



Modo:
Na panela da fritura desprezei o excesso de óleo deixando apenas 1 colher de sopa, acrescentei o tomate, a cebola e o pimentão refogando bem.
Adicionei a marinada (2 colheres de sopa) reservada, o extrato de tomate, a água fervente, o sal, deixando em fogo baixo até formar um molho apurado...
Depois do molho pronto reguei com azeite misturando bem,  coloquei sobre as sardinhas reservadas e levei p/servir...





Acompanhou:
Arroz  com repolho (sobra), salada de couve flor, milho e ervilha e outra de alface, tomatinhos e cebola


























                                        VOCÊS TAMBÉM SÃO FÃS DE SARDINHA OU NÃO?


















Aqui a panela de fritura que eu uso, essa é nova, mas eu estou usando a tampa da panela velha com pena de usar a tampa de vidro kkkkkk



5 comentários:

Cidália Ferreira disse...

Eu posso deixar a sardiinha, mas posso levar o resto!! :)) Que maravilha!!
**
"Um coração entre tantos"

Beijo e um excelente Dia. :)

Roselia Bezerra disse...

Boa tarde de paz, querida amiga Dinha!
Adoro...
Faz tempo que não como.
Sua combinação de alimentos ficou ótima!
Abriu-me o apetite...
Tenha dias abençoados!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

" R y k @ r d o " disse...

Aspecto magistral. Adoro sardinhas de qualquer jeito.
.
Cumprimentos

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Oi Dinha
Fogão engordurado ninguém gosta mesmo,boa ideia a sua de usar uma panela funda.Já tinha feito sardinha escabeche na panela de pressão,assim deve ficar mais saborosa.
Beijos

Dalva Rodrigues disse...

Sardinha é bom demais e com esses acompanhamentos, então...Adorei o tempero!
Ótima dica da panela alta para fritura, eu uso a tampa de vidro porque tem uma abertura e sai o vapor, não junta tanta água na fritura.
Abração, bom domingo!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...