sábado, 29 de abril de 2023

BISCOITINHOS c/massa de empada + uma vez por aqui pq são muito, muito deliciosos e de bônus um empadão delicioso

Se vai ficar em casa no FDS, delicie-se com esses biscoitinhos, uma boa caneca de vinho e um bom filme. Tudo de bom né não?

ESSES BISCOITINHOS SÃO TÃO DELICIOSOS QUE SEMPRE QUE SOBRA MASSA DE EMPADÃO EU TENHO QUE REPETIR E MOSTRAR NOVAMENTE P/VCS...
Eu sempre compro filé de peito de frango n/quantidade maior, que é p/deixar congelado um refogado já prontinho e  bem delicioso com o filé desfiado, o que sempre me facilita p/usar em algum lanche ou mesmo refeição de última hora. Em lanches eu gosto de usar em cachorro quente como já postei aqui (link + abaixo), em empadão, em alguma torta de liquidificador que eu acho super prática ou mais em alguma sugestão que me venha na hora, já em refeição, uso n/bela macarronada, n/nhoque ou até mesmo n/fritada. Ah, esse esse refogado já prontinho congelado me quebra o maior galho de verdade...  
Dessa vez usei o filé  "QUEBRA GALHO" n/empadão de frango e com a SOBRA DA MASSA  repeti os biscoitinhos que ficam sempre deliciosos (deixo o link da da 1ª vez abaixo da foto)...






P/os biscoitinhos:
Faço bolinhas, pincelo com gema, decoro com pedacinhos de azeitonas e levo p/assar n/assadeira SEM untar em forno preaquecido até que a base fique douradinha 



P/o empadão:
P/massa uso sempre a mesma receita
Massa:
200g de margarina (uso 2 tabletes da margarina de uso culinário  Primor), +- 4 xícaras de chá de farinha de trigo (xícara = 200ml) e 1 colher de chá rasa de fermento em pó ( o fermento é só p/dar uma leveza na massa)

Modo da massa:
Bato a margarina com uma colher até que fique suave. Acrescento aos poucos a farinha de trigo e o fermento (juntos) e vou amassando até formar uma bola macia e que não grude nas mãos...
Deixo descansar por 10 minutinhos...
Dica: 
1- A farinha de trigo deve ser colocada aos poucos, sempre misturando com as pontas dos dedos até chegar no ponto...

P/o recheio:
1 peito de frango temperado com alho, sal, molho inglês, mostarda, 1 folhinha de louro e um pouco de vinagre. Coloquei na panela de pressão deixando em fogo alto até levantar fervura, passando depois p/fogo baixo por +- 30 minutos...

Retirei o peito da panela, deixei esfriar, desfiei bem, reservei o caldo... 


P/o refogado:
Dourei levemente 1 dente de alho grande socado n/fio de óleo, juntei o frango bem desfiadinho, 1 tomate grande sem sementes picado, 1/2 cebola grande picada e pimentões coloridos a gosto picados refogando bem, adicionei 2 colheres de sopa cheias de extrato de tomate, temperei com cominho e pimenta caiena, adicionei um pouco do caldo reservado, acertei o sal deixando em fogo baixo por alguns minutos sempre mexendo. No final acrescentei requeijão cremoso (a gosto). Retirei do fogo deixando esfriar. Depois do refogado frio, juntei 1 cenoura média ralada (ralo grosso) e ervilha (de lata escorrida) a gosto. Reservei...

Montagem:
Abri +-  metade da massa n/ assadeira sem untar, coloquei todo o recheio, cobri com a outra metade da massa, pincelei com gema e levei ao forno preaquecido 180º até ficar douradinho....

Dicas:
Uso o requeijão de copo Catupiry que é bem consistente...
Todos os ingredientes  do recheio são sempre a gosto, eu por exemplo sempre modifico alguma coisa. Às vezes no lugar do requeijão, faço um creme com Maizena p/dar uma cremosidade...
Nem sempre uso a cenoura ralada...



LINKS DE OUTRAS SUGESTÕES COM O MESMO RECHEIO:

2 comentários:

Cidália Ferreira disse...

Que maravilha! Fiquei a salivar :)
.
Inquietações...
.
Beijos. Bom fim de semana.

Maria Luiza disse...

Dinha, que maravilha a sua torta empadão e os biscoitinhos, então? Ontem minha filha e eu tomamos café numa cafeteria famosa aqui onde moro e eu pedi uma empadão de palmito. Não curti o recheio, pois achei ácido demais. Sua receita veio a calhar! Grata! Beijinhos!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...