quinta-feira, 13 de agosto de 2015

MOTIVOS DE ALGUMAS RECEITAS IREM P/O LIXO...

Pegando carona no meu post de ontem, resolvi colocar esse post (já estava editado e guardadinho só esperando uma oportunidade p/ser postado) mostrando alguns exemplos p/as receitas irem p/o lixo:

Eu adoro experimentar receitas e quando encontro uma que gosto fico ansiosa até preparar e ver se a receita sai certa ou errada. Muitas vezes tenho que jogar tudo fora, mas cheguei a conclusão de que não podemos colocar a culpa só nas receitas, já que as medidas usadas e as marcas dos produtos variam muito.
N/dia desses eu estava preparando uma receita onde as medidas eram em peso (eu tenho balança, mas não a digital) , então fui procurar  nas tabelas de conversão no Google e fiquei boba de ver como a conversão variava em cada post que encontrei. Chega a ser gritante essa diferença.
Exemplo:
Copo americano .........eu sempre soube que a medida é =  200ml, mas em muitos posts que encontrei  no Google,  colocam como 250ml e em outros sim, como 200ml.

Copo de requeijão.........existem copos de requeijão com 200g, 220g e 250g e aí qual é o copo que eu uso p/receita sair certa?
Quem tem mais prática pode até usar o de vidro com 250g, mas quem não compra requeijão e não tem o copo usa qual?


Xícara:
Existem xícaras de 200 e 240ml (n/sei se existem com outas medidas). A medida mais usada é a de 240ml, mas existem muitas receitas com as xícaras de 200ml.

Algumas pessoas dizem que usam a mesma medida de xícara p/todos os ingredientes e que a receita sai certinha, mas eu não concordo com isso pq:
Se em uma  receita usa 4 ovos p/3 xícaras (240ml) de farinha de trigo  ou  4 ovos p/3 xícaras (200ml) de farinha de trigo, a diferença nas xícaras fica assim :
720ml - 600ml = 120ml e os 4 ovos continuam os mesmos.

Na minha humilde opinião, 120ml é igual a 1/2 xícara de 240ml e isso pode sim fazer diferença na receita, já que n/receita usando a xícara de 240ml vão ser usadas as 3 xícaras de farinha de trigo e n/receita usando a xícara de 200ml serão usadas 3 e 1/2 xícaras de farinha de trigo p/a mesma quantidade dos ovos (4), ou será que eu estou enganada???

Litro........diversos posts com a conversão =  6 xícaras (mas de qual medida?),  4 copos americanos (se o copo americano mede 200ml, então 1 litro seria = a 800ml e não a 1000ml) e por aí vai.

Afinal, qual é a conversão que devo usar?
AFFF! Você sai mais confusa do que quando entrou p/procurar.


Cheguei a conclusão que se depender das tabelas que eu encontrei, haja ingredientes p/serem mandados p/ o lixo  e terapeutas p/curar o trauma de ser uma péssima cozinheira kkkk

Conselho de amiga:

COMPRAR UMA BALANÇA DIGITAL E  PERGUNTAR AOS AUTORES DAS RESPECTIVAS RECEITAS "QUAIS AS MEDIDAS DO MATERIAL UTILIZADO", PQ COM TODA CERTEZA AGINDO ASSIM, NOS SOBRARÁ MAIS UM DINHEIRINHO P/SER UTILIZADO EM OUTROS INGREDIENTES kkkkk

22 comentários:

cozinha100segredos disse...

Boas dicas! Beijos

Mary - Strawberrycandy disse...

Nem sempre podemos seguir uma receita à risca,...principalmente se forem de países diferentes,...mas quando quero experimentar e colocar no blog, não faço alteração, pois se alterar não será seguir à risca e eu gosto de experimentar e confirmar se saiu certo ou errado!
Beijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
www.facebook.com/omeurefugioculinario

Neli Rodrigues disse...

Muito bem lembrando.
Depois a gente acha que não manda bem na cozinha rsrsrs.
Bjs

Feitiços do Bem disse...

Dia desses me deparei com uma receita que não caiu muito bem, e acho que a culpa estava no tamanho dos ovos... Mas, nesse caso, realmente fica difícil de corrigir o erro, né? Como descrever exatamente o tamanho dos ovos? Muito bom o post! Abração! Quando puder, visite-me no www.feiticosdobem.blogspot.com.br, lá também registro meus "feitiços culinários". Abraços

Marilda Blasse disse...

Oi Dinha ha alguns dias tenho feito visitas para você, gostei muito do seu blog, ja consta la na minha listinha, amei a dica sobre medidas, e sabe que agora arei para pensar, toda vez que vou fazer bolos, mesmo os mais simples nunca me dei bem, a não ser aqueles que via alguém fazendo pessoalmente e vi que tipo de copos ou medidas essas pessoas usaram e ao fazer em casa fiz exatamente igual, esses sim deram muito certo, ja os outros que peguei as receitas nem sempre tive sucesso, e agora percebo que não é algo pessoal comigo, é algo pessoal com as medidas ...obrigada por desvendar esse mistério... vou me atentar as tais das medidas....bjucas e sucesso!!

Rosinha Benvenga disse...

Oi amiga boa tarde, dicas valiosas bjs Rosinha

Sileni Machado disse...

Miga lindaa, vc está coberta de razão! Já me deparei tbm com esse problema com as medidas, há muita divergência entre sites, revistas e afins, então o que eu fiz, comprei uma balança digital e tudo eu peso e vou anotando, se a receita deu certo, dou um "ok", se deu errado eu tento fazer de novo usando as medidas do meu "olhômetro", rs, às vezes funciona, às vezes não! rs. Mas não deixo de anotar nada e sempre que preciso recorro às minhas anotações.
Por isso que sempre digo aos meus leitores, o mais importante ao preparar uma receita é o "feeling" de cada um, mas é difícil falar disso para iniciantes, né?! Com o tempo é que se vai adquirindo prática.
Ótimo alerta vc fez, amiga! Excelente post!

Bjão e um ótimo dia! =)
Vivendo e Aprendendo
Fotos e Prosas

Laine artes disse...

Oi Dinha, isso já me aconteceu, e realmente eu fiquei traumatizada kkkkk, a gente fica com a sensação que não é boa na cozinha! Bjs.

Unknown disse...

Nossa! Eu fico perdidinha com isso. Eu uso aqueles colheres e copos medidores, mas se que fez a receita não usou, aí lasca tudo. kkkkk

Minda Silva disse...

Concordo plenamente contigo Dinha, fica complicado, mas quando fiz um curso culinário a um tempo atrás a professora indicou uma balança não é digital a minha é manual, mas funciona bem pra caramba rsrsr

Tu tá certa aja terapeuta pra curar nossa auto estima quando fazemos algo e não funciona, aí vem a célebre pergunta "Fiz tudo certinho porque não deu certo?"

Amei o post ´bem isso!!

Bjos,
Minda

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Conselho aprovado amiga.Quem nunca ficou triste por perder uma receita e ficar achando que tinha culpa por não ter dado certo.
Beijos,boa tarde!

Marilda Blasse disse...

Dinha obrigada pela visita faço gosto que sempre volte, ficarei feliz, sobre colocar para seguir, sabe esse negocio de blog é muito novo para mim, e eu não sei colocar muitas coisas ainda, eu vou mexendo de vez em quando, quando da, quando posso, a foto mesmo descobri por esses dias como colocar, esta sendo para mim um aprendizado, mas pode deixar que quando eu descobrir te aviso...bjucas

Os olhares da Gracinha! disse...

Dinha...eu prefiro receitas do género...
xicara ou copo para medida pois raramente sai mal!!! Bj

Andréa Santana disse...

Dinha querida,
parabéns pela postagem, ótimas informações!
Quando eu dou uma receita eu gosto de colocar a quantidade do requeijão.
Se ao copo é de 250g eu coloco 250g, é sempre bom especificar para os leitores não confundirem.

Beijinhos e ótima noite! ♥

Lar de arteira disse...

Menina esse negócio de medida é sério mesmo...kkk...o jeito é usar o nosso instinto de cozinheira...kkk....eu procuro usar a mesma xícara para o líquido como para o seco na maioria das vezes funciona.
bjs
Edi
Lar de arteira

FLAVIA SEABRA & LENINHA SEABRA disse...

Dinha querida,
Ótima postagem!Quem não tem noção.se perde na receita,uma
dica preciosa!
Um super beijo

JumsCorrea disse...

Olá Dinha!!!
Gosto muitíssimo do seu blog. Eu acho o seguinte: a dica é usar o nosso bom senso. Eu penso assim: a medida de copo de requeijão, é a do copo de vidro. Esses de plástico que surgiram depois é só para pagarmos mais caro, levando menos produto p/ casa. Para as xícaras, eu sempre uso em todas as receitas a mesma: então, se um bolo pede 3 xícaras de trigo, 2 de açúcar e uma de leite, usando a mesma xícara, corre menos o risco de dar errado. Você é uma cozinheira de mão cheia, então não joga receita fora não... tem muitas boas por aí... Eu acho mais complicado pesar alimentos, e menos prático.
COntinue caprichando nas postagens! Tudo de bom pra vc! bjs
Juliana Correa/Petrópolis-RJ

Oslaine disse...

Bom dia amiga, uau... finalmente deu certo, maravilha!
Amiga estas medidas dificultam mesmo, principalmente para quem esta começando a se aventurar na cozinha rs. Eu sempre uso a medida de 240 ml em todas as minhas receitas, dificilmente dá errado, tenho um daqueles joguinhos de medidas que vem um dentro do outro, tenho a balança também mas não gosto de usa-la.
Uma ótima semana, bjs!

Poções de Arte disse...

Essa dica é muito boa! Lembro da minha mãe, quando fazia as receitas, dizendo: se usar esse copo, faça tudo nessa receita com esse copo. Se usar essa xícara, use tudo nessa receita com essa medida... Os quitutes dela sempre saíam maravilhosos.
Mas hoje, kd o copo americano? rsrs. Eu costumo usar a xícara que tem 200ml e vamo que vamo...

Abração esmagador e ótimo final de semana.

Mil delícias na cozinha disse...

Realmente a medida a ser usada é um negócio serio heheheh e se voce não usar a medida certa da errado, eu sempre uso xícara medida que é 200 ml nas minhas receitas e também meu instinto de cozinheira hehehehe
Uma ótima semana!!!

Mayara disse...

Uma vez a blogueira escreveu 1 copo de requeijão. Perguntei a medida, disse que era aquele americano. Desistir da receita. Primeiro pela mal vontade da blogueira de explicar. Depois porque pra mim copo de requeijão é uma coisa e americano é outra. Muito bom o post.

ANALAICE disse...

Oi amiga, sei que estou atrasada para comentar, mas já vi faz tempo este seu post e não tinha dado tempo de parar para palpitar...Amiga, me sinto assim sempre que vou medir as porções pedidas nas receitas. Nunca sei as quantidades dos copos e xícaras...Eu sempre achei que o copo americano era 250 ml e portanto 4 dava um litro...Mas também tem aquela velha história: mede-se até a linha ou até a boca?....kkkk... Muitas receitas dão erradas por isso...principalmente quando é para medir amido para engrossar cremes...Fico toda enrolada...kkkk...Tem colher de sopa de vários tamanhos também...kkkkk...Acho que uma boa pedida são aqueles copos que têm medição ou aqueles medidores de porções...Na falta de um ou outro media no copo do liquidificador que tem medição....kkkkk....Bjs....

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...