segunda-feira, 5 de outubro de 2020

MASSA FETTUCCINE com almôndegas e saladas

E pensar que tem gente que não gosta de uma boa massa, é verdade e minha mãe era uma delas. Só p/contrariar eu nasci apaixonada por massas, hummmm! 
Por falar em massas, vamos p/mais uma sugestão deliciosa com a dita cuja kkk

Receita:
+- 400g de massa fettuccine cozida al'dente em água e sal
Meu modo:
Eu escorro a massa, passo em bastante água corrente e com ela ainda no escorredor coloco um pouco de azeite misturando bem, isso p/que ela continue soltinha e reservo...


P/o molho:
1º) Dourei levemente 1 dente de alho em 1 colher de sopa de azeite, acrescentei 3 tomates sem sementes picados refogando bem. Adicionei 1 colher de sopa cheia de extrato de tomate deixando em fogo baixo e colocando água fervente aos poucos sempre que necessário até formar um molho bem apurado...

2º) Retirei do fogo, passei pelo processador e depois por uma peneira desprezando as peles, voltei com o molho p/panela, temperei com sal e pimenta do reino deixando ainda em fogo baixo por mais uns 5 minutinhos...
Obs:
Caso necessário acrescente água fervente, mas somente o suficiente p/formar o molho p/massa

3º) Passei a massa p/um refratário, coloquei o molho misturando bem  e reservei...(reservei uma parte do molho n/tigelinha) 



Dica:
Como eu gosto de adiantar tudo na minha cozinha, eu preparei a massa antes e na hora de servir só aqueci no micro-ondas (no próprio refratário), retirei e cobri com o restante do molho reservado e tb aquecido no micro. Decorei com fatias de ovos cozidos,  polvilhei parmesão ralado e servi... 


P/as almôndegas:
+- 300g de carne moída (usei patinho)
3 fatias de pão de forma (uso sempre as 1ªs e últimas da embalagem, que são os bicos  pq eu
congelo p/usar depois)
1 dentinho de alho socado
Sal e pimenta do reino a gosto
1 ovo pequeno (uso a gema e só um pouquinho da clara ou bato levemente o ovo inteiro e uso só a metade)
Farinha de rosca p/empanar
Modo:
Misturo todos os ingredientes, faço bolinhas, passo na farinha de rosca e reservo...
Coloco +- 1 colher de sopa de óleo n/frigideira
antiaderente e deixo aquecer.  Coloco todas as bolinhas n/camada só (as minhas = 16 bolinhas) e deixo grelhar nos 2 lados. Depois de grelhadas coloco na panela com o molho já prontinho e deixo cozinhando em fogo baixo por +- 7 minutinhos. Isso evita fritar as almôndegas em muito óleo, deixando então a receita + light.

P/o molho:
Dourei 1 dente de alho n/fio de óleo, acrescentei tomate, pimentão e cebola fatiados, acrescentei extrato de tomate  e refoguei bem. Temperei com sal e pimenta do reino, adicionei +- 1 xícara de chá de água fervente e deixei apurar em fogo baixo por +- 5 minutinhos. Nesse ponto juntei as almôndegas já grelhadas  deixando em fogo baixo por + uns 7 minutinhos.







Acompanhou:
Salada de alface americana com tomatinhos cereja e outra de pepino

6 comentários:

Dalva Rodrigues disse...

Fiquei salivando de vontade de comer almôndegas, faz tanto tempo que não faço, adorei a sugestão, talvez faça amanhã!
Abraço, boa semana, Dinha!

Cidália Ferreira disse...

Um menu perfeito!! :))
-
O silêncio que deslumbra pensamentos
-
Beijos e uma excelente semana!

Mary - Strawberrycandy disse...

Cá em casa adoramos um bom prato de massa!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira

Natália Eleutério disse...

Uma boa sugestão.
Passei para conhecer o teu blogue, parabéns, se puderes espreita o meu, boa semana!

Jovem Jornalista disse...

O meu prato preferido é massa. Essa está com a cara muito boa. Fiquei curioso por experimentar.

Bom fim de semana!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Roselia Bezerra disse...

Boa tarde de paz, querida amiga Dinha!
A massa que mais está me apetecendo na atualidade e fetuccine.
Com almôndega, uma delícia.
Tenha um ótimo final de semana abençoado!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...