segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

SALADA DE BACALHAU com couve e + bolinho de bacalhau

Oi amigos, boa tarde!
Eu não poderia deixar de passar por aqui p/desejar um Natal muito abençoado p/todos.  Que Tenhamos um Natal farto, não só de delícias, mas também de paz e alegrias é o que desejo!

Antes eu não gostava de bacalhau, mas agora volta e meia ele aparece por aqui. Verdade, eu nunca gostei de bacalhau e nem sei desde quando comecei a gostar, masssss do bolinho, hummm, esses sempre foram meus preferidos. Prova disso é que todas as vezes que preparo bacalhau, uma boa parte sempre é reservada p/os bolinhos.

P/a salada:
+- 750g de bacalhau, dessalgado, aferventado e desfiado bem grosseiramente
+- 100ml de azeite
2 dentes de alho
2 cebolas médias
1 molho grande de couve
Grão de bico já cozido (quantidade a gosto)
6 batatas médias cozidas al'dente na água do bacalhau  (4 p/os bolinhos)
Azeitonas pretas e ovos cozidos




Modo:
N/panela dourei o alho no azeite, acrescentei as cebolas fatiadas deixando em fogo baixo até murcharem. Reservei...
Depois de cozidas al'dente na água do bacalhau, cortei as batatas em cubos e dourei levemente no azeite. Reservei...
Couve:
Depois que retirei as batatas da água do bacalhau, coloquei as folhas da couve (sem os talos), deixando em fogo baixo até ficarem macias. Retirei e reservei...
Na  mesma panela  que  dourei as  batatas, dei uma leve fritura nas lascas do bacalhau, retirei e passei para a panela reservada com a cebola já murcha, acrescentei as azeitonas e salsinha picada refogando rapidamente. Retirei do fogo e reservei...


Montagem:
N/refratário coloquei as folhas da couve, os cubos das batatas já levemente dourados, o grão de bico, todo o refogado das cebolas com o bacalhau, decorei com ovos cozidos e servi...










Acompanhou arroz branco, os bolinhos e um vinhozinho gostoso...






P/os bolinhos:
A parte do bacalhau que reservei  = +- 350g dessalgado, aferventado  (junto com o bacalhau da salada) e bem desfiado
Cozinhei al'dente na água do bacalhau 4 batatas asterix médias (junto com as 2 batatas da salada). Depois de cozidas retirei as cascas, passei elas ainda quentes no espremedor e reservei...



Modo:
N/tigela coloquei as batatas já amassadas, o bacalhau já bem desfiadinho, acrescentei  pimentão verde bem picadinho, salsinha também picadinha, acertei o sal, acrescentei +- 1 colher de sopa de azeite, misturei muito bem, modelei os bolinhos e fritei n/mistura de óleo e azeite. O óleo tem que estar quente fogo alto/médio p/que os bolinhos não desmanchem pq não levaram farinha de trigo



Dicas: 
1) Gosto mais da batata asterix p/os bolinhos por serem mais sequinhas
2) Corto as batatas com as cascas ao meio e cozinho al'dente na água que afervento o bacalhau
3) Deixo as batatas n/ponto al'dente pq depois de espremidas quentes elas deixam os bolinhos mais sequinhos, se ficarem muitos cozidas, elas ficam mais úmidas






Eu acho que foi assim que virei fã de bacalhau e nem senti kk




























8 comentários:

chica disse...

Hmmmmm, que delícia! Adoro essa combinação toda! beijos, FELIZ NATAL! chica

O Pecado Mora Em Casa disse...

Feliz Natal🎄😘
http://www.opecadomoraemcasa.pt/

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Hummm delicioso.
Um Santo e Feliz Natal para a minha amiga 🎄

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Gracita disse...

Olá querida Dinha

É quase natal!
Tempo de celebrar com alegria
a vinda do Deus menino

Esse Menino que chega com sutileza
trazendo consigo a humilde, a renovação e o perdão
Vamos recebê-lo com alegria e amor no coração

E ante que se possa ouvir
as doze badaladas do sino
anunciando o solene natal
quero deixar meu abraço

Saúde, paz, harmonia e amor
é o que eu quero lhe desejar
por breves momentos esqueçamos a dor
de quem não conseguimos aliviar

Peço ao Papai Noel que viaje em seu trenó
por todos os recantos deste vasto mundo
onde residem os amigos do meu coração
levando-lhes a minha prenda numa bonita encomenda
adornada com fios seda numa caixa de veludo
o tesouro maior de minha vida
o meu sincero e caloroso abraço
e os meus mais sinceros votos
de um natal feliz e muito abençoado

Muitos beijinhos e um natal venturoso para você minha amiga e seus familiares
Que seja uma noite plena de amor

Lia e Vi disse...

Oi Dinha, eu gosto de bacalhau, mas era como tu, não gostava, achava meio sem sabor, depois descobri que de tanto tirarem o sal,lavavam o sabor também, quando comecei a comprar o dessalgado (quando esta em promoção), eu descobri que o o bacalhau é bem gostoso.
Fiquei com água na boca das suas delicias.
Feliz Natal, beijos

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Amiga,esses bolinhos já dá vontade de pegar e comer vários,junto com esses complementos aí fica perfeito.
Beijos,deixo aqui o meu desejo de um 2020 repleto das mais ricas bençãos,que tenha saúde e um montão de receitas deliciosas!
Beijos

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de Oitava de Natal, querida amiga Dinha!
Adoro tudo de bacalhau...
Muito obrigada pela companhia em 2019.
Adentraremos em 2020 com o mesmo gosto bom de uma sincera amizade.
Bjm carinhoso, festivo e natalino ainda

A Paixão da Isa disse...

passando para desejar um feliz ano novo bjs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...