quinta-feira, 16 de setembro de 2021

CARRÉ c/aipim, arroz c/cenoura, quiabo refogadinho + 2 dicas (uma c/PF p/semana do bagaço)

Continuando os posts da semana do "bagaço", deixo mais essa com PF super fácil  e uma dica de como eu preparo o arroz p/me facilitar. Muitos de vcs já devem conhecer esse modo, mas sempre vai ter alguém que ainda não conhece, então nunca é demais contar aqui né? 
Meu trabalho nesse dia foi quase nenhum...

SUGESTÃO:
P/o carré (já tinha pronto congelado):
Temperei os bifes com:
Alho
Sal
Cominho
Pimenta do reino
Colorau (1 pitada)
Chimichurri
Shoyu
1 folhinha de louro
Vinagre

Deixei descansando por + - 2horas...
Modo:
Eu sempre preparo os carrés no saco Assarápido no forno (ficam iguais os fritos), mas dessa vez os bifes vieram tão finos que eu resolvi fritar, mas como eu não gosto de fazer frituras, preparei eles + p/bem grelhados mesmo e ficaram  suculentos e deliciosos...
Congelei p/usar n/dia qualquer de bagaço...

P/servir:
Depois de descongelados passei n/frigideira antiaderente só p/aquecer e eles ficaram como se tivessem sido fritos no dia...
P/o aipim (super fácil e rápido):
Como meu aipim estava congelado, coloquei em fogo alto uma panela com água e sal (se necessário) e assim que levantou fervura adicionei  um cubo de caldo de carne deixando dissolver. Ainda em fogo alto juntei pedaços de aipim e assim que levantou fervura novamente, passei p/fogo médio até os pedaços ficarem macios...

Dica:
Aipim no freezer é sempre um aliado na cozinha (p/congelar é só descascar, secar e congelar)


P/o quiabo (super fácil e rapidinho):
Lavei bem os quiabos, cortei as cabeças e os rabinhos, sequei bem e reservei...
Dourei levemente 1 dente de alho n/fio de óleo, acrescentei  tomate picado e cebola picada em quantidades a gosto, refogando bem. Juntei o quiabo já cortado em pedaços médios, temperei com sal e gotinhas de vinagre, misturei bem e depois não mexi mais, só fui sacudindo a panela até os pedaços ficarem macios (se necessário acrescentar só um pouquinho de água fervente)...
Na hora de servir reguei com azeite...

Dica:
Secar bem os quiabos antes de cortar, colocar gotas de vinagre no refogado e não mexer, faz com que o quiabo fique sem baba...


P/farofa (pronta)
Servi a pronta da YOKI, já disse aqui que prefiro a minha, mas que tenho sempre essa de plantão p/esses dias...


Salada (super fácil):
Alface, tomate fatiado, cebola roxa fatiada, ovo cozido e azeitonas pretas



P/O ARROZ E A DICA QUE ME FACILITA MUITO:
Meu modo normal:
1 xícara de chá de arroz lavado e escorrido
Alho e sal
2 xícaras de chá de água fria
Óleo (não uso muito)
Assim que começo adiantar o almoço, já douro levemente o alho no óleo, adiciono o arroz, o sal e refogo muito bem (frito bem), desligo o fogo e só perto de servir é que refogo novamente, acrescento a água fria deixando em fogo alto até levantar fervura, aí passo p/fogo baixo com a panela semitampada até chegar no ponto certo...

Dica:
Como a minha panela é de INOX, ela aquece muito, então quem usa outro tipo de panela deve experimentar a  quantidade de água. O modo de preparo é o mesmo...

P/o arroz com cenoura:
1 xícara de chá de arroz
Alho e sal
1 cenoura média ralada

O modo até o refogado é o mesmo, só coloco menos quantidade de água (um pouquinho menos de 1 e 1/2 xícara), deixo em fogo alto até levantar fervura, passo p/o fogo baixo e quando fica quase seco, coloco a cenoura ralada misturando delicadamente c/um garfo, deixo ainda em fogo baixo até terminar de secar, tampo a panela e deixo descansar por uns 5 minutos antes de servir...
FOTO DA XÍCARA que eu uso, mas foi colocada só p/preencher espaço mesmo kkk...
Essa foto foi com um molhinho servido à parte...



Acompanhou um feijãozinho bem temperado servido à parte..

Minha dica p/polêmica do feijão:
Feijão é por cima ou por baixo?
Sirvo à parte e o problema é de quem vai comer, simples assim!


                          
                                   
                                     Refeição simples, fácil e bem coloridinha  como o recomendado...


7 comentários:

chica disse...

Muito bom esse prato, mais esse, aliás! Sempre boas ideias! bjs, chica

- R y k @ r d o - disse...

Deixou-me com água na boca.
.
Um dia feliz … cumprimentos.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Luma Rosa disse...

Oi, Dinha!
Sempre fico com fome quando venho aqui. Também gosto de cozinha prática, porque nem sempre temos tempo para cozinhar e principalmente ficar olhando as panelas (rs*) Nesses dias dou preferência para usar aparelhos elétricos, como panela de arroz - daí cozinho o quiabo no vapor com a cabeça e o rabinho. Depois de cozido, corto ele e passo no alho. Vezes nem corto e faço molho vinagrete para jogar por cima. Ah, já experimentou, jogar a água no arroz depois de refogado, tampar e desligar o fogo? Daí na hora de comer é só ver se precisa de mais água e continuar o cozimento.
Você sempre nos inspira a escolher melhor os alimentos com as combinações que faz!
Beijus,

Sandra Mara disse...

Olá Dinha!
Amo carré. Aqui quase não compro, pois só eu como suíno. Amei as dicas.
Até a próxima! ��

Lady Samy disse...

Olá minha amiga. Este prato está incrível e deu água na boca. Bom fim de semana.
Blog Lady Samy/Facebook/Instagram/Youtube

Denise Aparecida da Silva Garcia Pereira disse...

Arrasou mais uma vez, né amiga! Deu água na boca aqui!
Grande abraço e ótima semana!
http://dedeartes-denise.blogspot.com

Jovem Jornalista disse...

Parece que ficou delicioso!

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts novos! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...