terça-feira, 7 de setembro de 2021

PÃO DE HAMBÚRGUER DA SOLANGE

Um dia desses eu usei  fermento biológico fresco na massa de uns pãezinhos e me sobraram 2 tabletes de 15g cada. Como eu não gosto de perder ingredientes, decidi usar o fermento em pães de hambúrgueres p/servir no lanche e como sempre que eu preciso de uma receita boa de pão eu recorro a Solange, dei aquela passadinha no blog dela e encontrei mais uma que foi super aprovada. 
Vejam como são as coisas:
P/não perder os 2 tabletes de fermento eu corri no mercado p/comprar farinha de trigo que eu n/tinha em casa, daí comecei a preparar a esponja da receita e vi que o fermento não estava mais ativo e pensei "caraca, tanto trabalho p/nada", massssss como por aqui nada se perde, coloquei 1 sachê de fermento biológico seco no decorrer da receita e os pães ficaram maravilhosos.  
Resultado:
Perdi mesmo os 2 tabletes de fermento, mas valeu a pena a ida ao mercado pq o lanchinho que saiu foi de primeira kkk



AQUI O LINK COM A RECEITA DA SOLANGE:
AQUI O LINK DOS PÃEZINHOS MENORES QUE PREPAREI EM OUTRO DIA E QUE JÁ POSTEI (pão de alho recheado com queijo)
Receita:
1 copo de leite morno (250ml)
2 colheres de sopa de fermento biológico fresco (usei 2 tabletes que não deram resultado + 1 sachê do fermento biológico seco (10g)
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
Mexer bem até dissolver todo fermento. Descansar c/a tigela tampada por 10 minutos...

P/a massa:
A fermentação
3 colheres de sopa de margarina
+- 4 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo (usei um pouco menos de 4 xícaras de 240ml)

Meu modo:
Coloquei n/tigela a  fermentação já descansada, as 3 colheres de sopa de margarina, 2 xícaras de chá (240ml) de farinha de trigo e foi nesse momento que eu vi que a receita não ia dar certo pq o fermento não desenvolveu no descanso, decidi então acrescentar 1 sachê do fermento biológico seco misturando e fui então acrescentando o restante da farinha de trigo aos poucos e sempre trabalhando a massa. Com a massa ainda grudenta passei p/superfície enfarinhada e fui
puxando o ponto com a farinha na superfície (colocando aos pouquinhos sempre que necessário) e sovando bem (+- 10 minutos de sova) até chegar no ponto de formar uma bola (eu deixo a massa ainda um pouquinho pegajosa, mas já sem ficar grudada nas mãos). Voltei com a massa p/tigela, coloquei dentro de 1 saco plástico bem fechado e deixei descansando até dobrar de tamanho (no meu caso 30 minutos)...
Depois dos 30 minutos, passei a massa novamente p/superfície enfarinhada, modelei os pães (p/hambúrguer e p/cachorro quente), coloquei n/assadeira levemente untada com margarina, coloquei a assadeira novamente no saco plástico e deixei os pãezinhos crescerem por +- 15 minutos...
Levei ao forno 230º preaquecido até ficarem douradinhos (no meu forno +- 30 minutos)...
Assim que retirei a assadeira do  forno pincelei os pães com margarina gelada (não pincelei com ovo)
Dica da receita:
Pincelar com ovo batido (opcional)

















...SEM MARGARINA POR CIMA


                        COM MARGARINA...

8 comentários:

Marijose disse...

Que tiernecitos se ven Dhina, tenian que estar deliciosos¡¡, besos

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Bom dia amiga
Você como sempre trazendo dicas preciosas.
Eita lanchinho bom,até salivei.
😋😍🥰👄

- R y k @ r d o - disse...

Tenho uma sobrinha que amo de nome Solange. Hambúrgueres com um aspeto delicioso
.
Saudações poéticas
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Cidália Ferreira disse...

Hummm. que delícia. :))
.
Olhar tentador ...
.
Beijos e um dia feliz

Dalva Rodrigues disse...

Que fofinhos, com manteiga, delícia!
Demorei para começar a usar fermento seco, agora nem compro do fresco embora ache que a massa fica melhor com eles.
Abração!

Denise Aparecida da Silva Garcia Pereira disse...

Ui, amiga, que delícia de lanchinho. Você tem paciência para fazer pão, né, amiga? Eu, de verdade, nesse assunto sou péssima. De vez em quando dá certo rs rs rs rs! Até o bolo, de vez em quando, invoca de não dar certo!
Ótima semana para você e grande abraço!
http://dedeartes-denise.blogspot.com

Jovem Jornalista disse...

Amo hamburguer!

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts novos! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Lady Samy disse...

Ficaram maravilhosos. Fazer o próprio pão é tudo de bom.bjs
Blog Lady Samy/Facebook/Instagram/Youtube

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...