segunda-feira, 21 de maio de 2018

COSTELA ASSADA no forno com legumes (tipo um cozido)

Quando encontro uma costela boa no açougue eu tenho que comprar logo, isso por aqui é sorte. Geralmente a costela vendida nos açougues dos Supermercados é horrorosa, o que é uma pena pq eu  acho que é uma das carnes mais deliciosas.

Receita:
P/a costela:
2 peças de costela bovina (1kg + 750g)
Temperei de um dia p/outro com:
Alho, sal, molho de pimenta, shoyu, cominho, louro, vinagre e 2 colheres de sopa de cachaça
No dia seguinte:
Coloquei 1 colher de sopa de óleo n/panela deixando aquecer. Coloquei a costela sem a marinada na panela deixando selar bem (dourar todos os lados). Nesse ponto passei p/um saco ASSARÁPIDO e reservei...
Na mesma  panela onde selei a carne, juntei a marinada e levei ao fogo baixo aproveitando assim toda a crosta que tinha se formado. Juntei essa marinada apurada com a carne reservada, fechei o saco conforme instruções da embalagem e levei ao forno 200º (meu forno é lento) por +- 2 horas...
Abri o saco conservando ainda na assadeira (ver fotos), verifiquei que já estava bem macia e dourada, deixei então só mais uns 5 minutinhos no forno, retirei e reservei...



P/os legumes:
Repolho
Couve
Batata doce
Cenoura
chuchu
abóbora
Na mesma assadeira aproveitando o caldo formado com a carne e a marinada (ainda com o saco aberto), adicionei os legumes, polvilhei com sal, reguei com azeite, tampei com papel alumínio e voltei com a assadeira p/o forno na temperatura de 180º...
Depois de 30 minutos verifiquei que os legumes ainda estavam bem duros e resolvi passar tudo p/uma panela terminando então o cozimento...

Passei a carne e os legumes p/travessa de servir e reservei (reservei o caldo do cozimento)...



P/o molho (molho da minha avó p/cozidos):
Coloquei um fio de óleo n/panela pequena com 1 dente de alho socado deixando dourar levemente. Acrescentei 1 tomate sem pele e sem sementes picado, 1/2 pimentão verde picado, 1/2 cebola picada, 1 colher de sopa de extrato de tomate e refoguei bem. A esse refogado juntei o caldo do cozimento dos legumes (se necessário acrescentar um pouco de água fervente), acertei o sal e deixei apurando em fogo baixo por +- 5 minutos. Adicionei ao molho as rodelas dos ovos  cozidos, reguei com bastante azeite e cobri a carne e os legumes reservados com esse molho delicioso.



P/as torradinhas (aproveitando o forno ligado):
Peguei carona nas torradas da minha amiga Michelle e preparei as minhas com algumas alterações. Link da Michelle: https://decoracaoeinvencao.blogspot.com.br/

N/tigelinha eu misturei bem, azeite, manteiga, pimenta do reino, orégano, páprica picante e salsinha desidratada (tudo a gosto). Passei essa pasta em 3 fatias de pão de forma, depois parti as fatias em cubos pequenos, coloquei n/assadeira e levei ao forno até dourarem..
Hummm, # eu amo toradinhas!




Acompanhou:
Feijão preto servido à parte, arroz branco, molho de pimenta e seguindo um dos conselhos da minha avó que era:
SEMPRE ACOMPANHE UMA REFEIÇÃO MAIS GORDUROSA COM UMA BOA LIMONADA
Nota:
A costela eu retirei bem a gordura, mas mesmo bem limpa ela continua sendo uma carne gordurosa









A pimenta deu um sabor especial ao prato e a limonada, hummmmmm!









Mostrando como eu uso o saco:

1º fechado conforme embalagem

2º depois eu abro p/dourar a carne














Aqui os legumes já na panela p/cozinharem mais rápido e na outra foto já cozidinhos...

23 comentários:

Larissa Santos disse...

Delicia de receita. Adorei Hummm :P


Hoje:- [ Poetizando e Encantado]-Conto as pétalas, e almejo a tua graça .

Bjos
Votos de uma óptima Segunda- Feira

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Dinha
Judiando né,começando a segunda com essas delícias.TUDO DE BOM,adoro!
Beijos,que sua semana seja ótima.

Cristina Barbas disse...

Oi, Dinha!

Que prato lindo! Imagino o cheirinho e o sabor...

Abraços, Cris

Anajá Schmitz disse...

Aqui Alfredo não deixa assar no forno, ele tem que fazer na churrasqueira. Ficou linda e apetitosa e a costela. Essa é uma das carnes mais saborosa para mim. Um carreteiro de costela é muito bom.
Adorei tudo. Estou levando as preciosas dica.
Bjos encarangados. hahaha Menina aqui o frio chegou de supetão. Endurecendo as juntas.

Os olhares da Gracinha! disse...

Quando a carne tem um pouco de gordura é mais saborosa!bj e levo a sugestão

Os olhares da Gracinha! disse...

Quando a carne tem um pouco de gordura é mais saborosa!bj e levo a sugestão

Andréa Santana disse...

Hello, querida Dinha!
Fico encantada com o seu capricho, pratos coloridos são bem vindos
sempre eu adoro!
Delícia de costela, parabéns!🍴

Beijos, feliz semana ♥

Prata da casa disse...

Querida Dinha: este saco é uma maravilha para assar . A carne ficou com tão bom aspeto e o acompanhamento dos legumes ficou perfeito.
Bjn
Márcia

Marijose disse...

Ummmmm, solo ver las fotos ya me entra el hambre, que buena pinta¡¡¡, besos

Islene Teles disse...

Oi, Dinha!
Estou com água na boca. Assar assim ´é legal, pois fica mais saborosa qualquer carne. Já que os temperos fica ali concentrados. Costela é minha paixão. Delicia de comida. Bjo

Rosa Santos disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Luli Ap. disse...

Oieeeeeee Dinhaaaaa
Se tem uma coisa nessa vida que eu gosto é de cozido!
Ultimamente mais ainda tenho descoberto sabores e me encantado com paladares :)
Imagine então os olhinhos da pessoa aqui brilhando *__* para essa costela assada e esses legumes lindamente apresentados e com jeitinho de quero muitooooo mais!
Chego pra prosa e prepara uma marmitinha que eu vou levar pra casa combinado????
Excelente semana pra ti e todos aí
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Marina disse...

Ótima refeição!!!
Bjs :)

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Que delicia já comia.
Um abraço e boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

São Ribeiro disse...

Dinha as suas tem sempre aquele aspecto de comida caseira.
Esta carne esta uma maravilha e como sempre muito bem acompanhada.
Boa semana

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Dinha
Obrigada pelo voto na receita do concurso.Ultimamente tenho ficado mais no blog,Face e Instagran só de vez em quando,preciso tomar uma injeção de ânimo.
No próximo concurso quero você participando.
Beijos,bom finalzinho de tarde e boa noite!

As Receitas da Mãe Galinha disse...

Oi Dinha! Nunca fiz assim! Ficou com tão bom aspecto!
Beijinho
Joana

Michelle disse...

Dinha,
Que delícia de receita.Obrigada pelo carinho,adorei as torradinhas de pão de forma,vou fazer da próxima vez com esse pão :)
Mas andamos conectadas na troca de receitas,fiz o seu repolho assado domingo e ontem fiz doce de leite talhado,que meu marido adora.
Besitos e tenha um bom restinho de semana.

Joana disse...

Wow!
Que maravilha!
Está tudo com um aspecto maravilhoso!
Adoro um belo assado :)
Um beijinho querida

Amélia disse...

Ficou com aspecto maravilhoso, deve estar uma delicia!
Bjs

A Paixão da Isa disse...

Amiga linda so coizinhas tao boas deu fome so de olhar amiga como sempre adorei mil bjs

Alfa & Ômega disse...

Que tudo sua comida Dinha! Verdadeira comida! Sempre mais saborosas as comidas caseiras, feitas com capricho e amor! E como você é detalhista, mostra até o saco assa fácil que eu uso muito! Seus acompanhamentos também são uma beleza! Adorei as torradinhas! Nunca as fiz assim! Um forte abraço!

Existe Sempre Um Lugar disse...

Bom dia, sugestão perfeita para uma boa e saborosa refeição, registei.
continuação de boa semana e feliz fim de semana,
AG

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...