quarta-feira, 9 de setembro de 2020

CARNE EM CONSERVA DELICIOSA (LAGARTO em rosbife) + acompanhamentos

Hoje a dica é p/preparar essa receita com antecedência p/só servir no FDS...

Já deu p/perceber que eu sou fã de lagarto, seja assado no forno, na panela, recheado ou simples, como rosbife, enfim, p/mim é uma carne super versátil. O lagarto além de ser uma carne deliciosa, ainda nos permite a escolha de diversos acompanhamentos e isso eu também acho muito legal pq às vezes é mais difícil escolher o acompanhamento do que o prato principal né não?
OBS:
P/quem não conhece, lagarto é um tipo de carne bovina e não um bichinho como muita gente pensa  ok?
Quando eu vi a receita n/programa da Ana Maria decidi que algum dia faria e achei que valeu muito a pena experimentar, a carne realmente fica deliciosa...
Aqui tem os links do vídeo e o da receita escrita (é só clicar em "mais itens" que aparece a receita inteira:

Aqui com a receita escrita:


Receita com algumas alterações:
1 peça de lagarto redondo com 1,2kg sem gordura (a minha tinha 1kg)
1 xícara de chá de azeite (usei óleo e azeite)
15 dentes de alho cortados em lâminas (usei 7)
2 cebolas roxas em fatias finas
2 pimentas dedo de moça sem semente e bem picadinhas (usei pimenta de cheiro)
1 xícara de chá de salsinha rasgada (usei a gosto)
1 colher de sopa de páprica defumada (não tinha, usei 1 pitada de colorau só p/dar uma corzinha e 1 pitada de pimenta do reino)
3 folhas de louro (usei 2)
1 colher de sopa de sal grosso
2/3 de xícara de chá de vinagre balsâmico  (como eu não tinha, usei vinagre de vinho tinto claro e molho shoyu) 
200g de tomates cereja furadinhos com a ponta de uma faca +- 40 tomatinhos (não contei, usei a gosto)


Modo:
N/frigideira em fogo alto coloque o azeite e deixe aquecer bem. Coloque  a carne e deixe que doure todos os lados por +- 20 minutos. Com a carne já bem dourada, retire da frigideira e passe p/uma grade deixando até esfriar (eu coloquei n/peneira sobre uma tigela de vidro)...
Na mesma frigideira só que em fogo baixo, coloque as lâminas dos alhos deixando que dourem levemente e com muito cuidado p/que não queimem.  Apague o fogo e com o óleo bem quente ainda junte as cebolas roxas fatiadas bem fininhas, as pimentas sem sementes e picadas, a salsinha, a páprica (coloquei o colorau e a pimenta do reino), as folhas de louro, o sal grosso, o vinagre balsâmico (coloquei a minha mistura de vinagre de vinho tinto com molho shoyu) e os tomates cereja já furadinhos. Misture bem e reserve...

Coloque a carne n/tábua, corte ao meio no sentido do comprimento e fatie finamente no sentido da
largura...


Montagem:
Cubra o fundo de um refratário com um pouco do molho e vá formando camadas alternado com fatias de carne e molho, terminando com o molho. Tampe o refratário e deixe na geladeira por no mínimo 24 horas...

Dicas da Ana Maria no vídeo:
1- Deixar na geladeira de 3 a 4 dias no mínimo, quanto mais tempo na geladeira, melhor fica...

2- Servir com torradas e regar com mais um pouco de azeite ou também como prato principal...

MINHA DICA:
1- Eu uso uma panela antiaderente de fundo grosso p/preparar o rosbife e não sujar muito o fogão  (tenho uma separada só p/frituras)...


P/a batata sauté na air fryer:
Cozinhei al'dente as batatas com as cascas , deixei esfriar, descasquei, sequei bem com papel toalha, cortei em pedaços médios, coloquei n/tigela e temperei com:
Alho socadinho, orégano, pimenta do reino, cominho, sal, alecrim e azeite misturando bem...

Modo na air fryer:
Deixei a fritadeira aquecer por 5 minutos em 200º, retirei, forrei a cesta com papel alumínio, coloquei os pedaços das batatas deixando por 15 minutos ainda em 200º.
DICA:
Nos 15 minutos eu retirei de 5 em 5 minutos dando uma chacoalhada na cesta p/que os pedaços dourassem por igual...



Eu servi com:
Arroz branco, batata sauté na air fryer, farofa com banana da terra e linguiça toscana + saladinhas (beterraba e outra com alface, cenoura cozida no vapor e ervilha)

























































3 comentários:

" R y k @ r d o " disse...

Adoro rosbife e lagarto ( não o bicho mas sim a peça de carne a que se chama lagarto ). Carne muito tenra e deliciosa.
.
Cumprimentos

Cidália Ferreira disse...

O aspecto é delicioso.. Mas lagarto? Que carne (ou peixe) é ?? :)
-
Sonhava ser ...
-
Beijos, e uma excelente noite.

Jovem Jornalista disse...

Bem apetitosa essa carne.

Bom fim de semana!

OBS.: O JOVEM JORNALISTA está de volta com novos posts. Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...