Eu sou apaixonada por panquecas, tanto que tenho sempre os discos congelados. Na hora do aperto só preparo um recheio bem gostosinho e pronto, já sai uma refeição caprichada kk. P/mim é o tipo do prato que fica saboroso com quase todos os recheios. Dessa vez experimentei com a farinha integral e posso garantir que elas ficaram deliciosas.
Receita:
1 xícara de chá de farinha de trigo integral (usei grossa da VITAO)
1/2 xícara de chá de farinha de trigo (comum)
+- 350ml de leite
1 colher de sopa de margarina (usei cheia)
1 ovo
Sal a gosto
1 colher de sopa de fermento em pó (não muito cheia)
Modo:
Coloquei no liquidificador metade do leite, o ovo a margarina e bati. Acrescentei as farinhas (já misturadas) aos poucos alternando com o restante do leite, o sal e por último adicionei o fermento em em pó batendo rapidamente.
Dica:
A medida do leite que eu usei foi de 350ml, mas fui acrescentando aos poucos, já que essa quantidade pode variar de acordo com a farinha que usada (eu usei a integral grossa). O ponto que eu deixo a massa é igual a de um mingau (mais p/ralo) de aveia. Depois que vc termina de acrescentar o leite, a farinha vai encorpando, por isso é bom dar uma descansadinha de uns 2 minutos na massa p/verificar se vai precisar de acrescentar mais leite ou não.
Com a massa já no ponto certo, coloquei uma frigideira antiaderente untada levemente com óleo no fogo, deixei aquecer e coloquei 1 concha (a minha é pequena) de massa espalhando e deixando o círculo n/espessura fina. Assim que começou a borbulhar e as laterais foram soltando, eu verifiquei se estava douradinha com a ajuda de uma espátula, aí virei e deixei dourar levemente o outro lado. Fui passando p/um prato e repetindo o mesmo modo até a massa terminar.
Recheio:
+- 250g de camarão já limpo (sem cabeça e casca)
2 dentes de alho socadinhos
1 colher de sopa de azeite
1/2 tomate picado
Pimentões coloridos (verde, vermelho e amarelo) a gosto picados
Cebola picada a gosto
Extrato de tomate a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
+- 1/2 xícara de chá de água fervente
+- 3 colheres de sopa de ervilha (em conserva)
Azeitonas verdes a gosto picadas
Farinha de trigo (QB p/engrossar)
2 colheres de sopa cheias de cream cheese (usei light)
Modo:
Dourei o alho no azeite, acrescentei o camarão, refoguei, juntei o tomate, os pimentões, a cebola, o extrato de tomate, misturei bem, adicionei o sal e a pimenta e deixei em fogo baixo por uns 2 minutos. Juntei a ervilha e as azeitonas, misturei, acrescentei a água fervente, acertei o sal e deixei apurando por + uns 3 minutinhos.
Retirei um pouco do caldo e passei p/ uma tigelinha, acrescentei a farinha de trigo (só o suficiente p/dar uma engrossadinha tipo recheio de pastel), juntei essa mistura ao refogado do camarão e mexi bem até engrossar e cozinhar. Desliguei o fogo, e aí misturei 2 colheres de sopa bem cheias de cream cheese. Reservei...
P/o molho:
1 colher de sopa de azeite
2 dentes de alho
Tomate, pimentões coloridos, extrato de tomate, sal e pimenta do reino, tudo a gosto
+- 2 xícara de chá de água fervente
Modo:
Dourei o alho no azeite, acrescentei o tomate, os pimentões, a cebola e o extrato de tomate. Refoguei bem. Temperei com o sal, a pimenta e acrescentei a água fervente. Deixei apurando em fogo baixo até o ponto desejado (se precisar acrescente mais água, o molho tem que ser suficiente p/cobrir bem as panquecas)
Montagem:
Coloquei uma porção de recheio em cada panqueca e fui passando p/ um refratário. Cobri com o molho, polvilhei com parmesão ralado, e levei ao forno preaquecido 180º, só p/gratinar.
Acompanhou:
saladinha verde e saladinha de chuchu (chuchu cozido no vapor, tomate cereja, cebola roxa fatiada, tudo regado c/bastante azeite
Aqui já prontinhas p/serem servidas....
FARINHA INTEGRAL QUE USEI