sexta-feira, 30 de outubro de 2015

MACARRÃO FURADINHO COM MOLHO FERRUGEM DE CARNE ASSADA (lagarto...sugestão p/o FDS)

Eu adoro macarrão. Quando eu era pequena, minha mãe dizia que se fosse fazer a comida a meu gosto, seria macarrão no almoço e cachorro quente na janta todos os dias. Pior que era verdade mesmo kkkk

Receita:
P/a carne:
1 peça de lagarto com +- 1 kg
Temperei com sal, alho, shoyu, molho de pimenta, molho inglês, 2 colheres de sopa de conhaque e um pouquinho de vinagre.
Deixei a carne nessa marinada de um dia p/outro na geladeira
No dia seguinte, aqueci 1 colher de sopa de óleo n/panela, coloquei a carne e selei bem, dourando de todos os lados. Depois da carne dourada, fui acrescentando água fervente aos poucos, até a carne ficar dourada e macia.

P/o molho:
Retirei a carne da panela e reservei...
Na mesma panela, coloquei 1 tomate picado, 1/2 cebola ralada e 1/2 sachê de molho de tomate pronto (usei Pomarola), refoguei bem aproveitando toda a crosta formada na panela e acrescentei +- 1/2 xícara de chá de água. Deixei apurando em fogo baixinho por +- 10 minutos.

P/a massa:
+- 300g de macarrão furadinho cozido al'dente em água e sal e escorrido. 

Coloquei a massa n/refratário, cobri com o molho e servi...



Acompanhou uma saladinha simples de cenoura, cebola roxa, tomatinhos, azeitonas, cubinhos de queijo minas  e ovos cozidos

Pratinho pronto p/ser saboreado...








Alguém aí com água na boca?






quarta-feira, 28 de outubro de 2015

TORTA SALGADA DE CENOURA COM RECHEIO DE CARNE MOÍDA

Ontem quando eu cheguei das compras e fui guardar as da geladeira, tomei um susto com a quantidade de cenouras  (n/olhei antes de comprar kk), gente, era tanta cenoura que eu imaginei que o menu da semana inteira seria só com esse ingrediente. Então tá, vamos começar a escolher as receitas!
Depois de ver algumas receitas, resolvi preparar essa torta na "embolada" (diversas receitas n/só), e p/minha surpresa ficou uma torta tão deliciosa que a receita já ficou guardadinha p/ser repetida.

Receita:
P/massa (xícara usada = 240ml):
2 xícaras de chá de cenoura já cozida (usei 1 grande e 2 médias, cortei em cubos pequenos e cozinhei no vapor)
3 ovos
1/2 xícara de chá e + 1 dedo de azeite (usei metade óleo e metade azeite)
1 caixa de creme de leite que juntei com leite integral até completar  2 copos de 250ml
2 queijinhos processados (tipo Polenguinho 17g cada)  sabor gruyère
Sal e noz-moscada a gosto
1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
1 e 1/2 colher de sopa de fermento em pó
Dica: A cenoura foi medida depois de cozida

Modo da massa:
Bati os ovos com a cenoura, acrescentei o azeite, a mistura do creme de leite, os queijinhos e sempre batendo, juntei o sal, a noz-moscada e a farinha de trigo aos poucos. Por último acrescentei o fermento batendo rapidamente.

P/o recheio:
+- 300g de carne moída
1 dente de alho
1/2 tomate sem sementes picado
Pimentões coloridos a gosto picados
1 cebola pequena picada
1 colher de sopa de extrato de tomate
Sal e pimenta do reino a gosto
Ervilhas (em conserva)

Modo do recheio:
Dourei o alho n/fio de óleo, juntei a carne moída e refoguei bem até secar. Acrescentei o tomate, os pimentões, a cebola, e o extrato de tomate. Temperei com o sal e a pimenta do reino e refoguei mexendo sempre até a carne ficar bem sequinha. Desliguei o fogo, acrescentei as ervilhas e deixei esfriar p/usar.

Montagem:
Coloquei metade da massa n/assadeira untada e enfarinhada (usei uma antiaderente de aro removível), sobre a massa coloquei todo o recheio e cobri com a outra metade da massa. Decorei com pimentões coloridos, azeitonas e tomatinhos. Levei ao forno 200º por +-  1h e 20m.
Dicas:
1- esse foi o tempo do meu forno que é lento
2- a torta quando quente fica tipo  um suflê  e ao enfiar um  palito p/ver o ponto, ele ainda sai úmido

Mostrando a textura. Conforme a torta  vai esfriando, a cor da cenoura vai  sobressaindo mais...










   MEDIDA DA CENOURA COZIDA                                    
                                                    creme de leite que usei                                                
       








     

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

NHOQUE COM MOLHO DE CAMARÃO

Eu acho que a pessoa que inventou o nhoque merecia um prêmio. Nhoque é gostoso de qualquer maneira, seja à bolonhesa, com uma bela carne assada ou até mesmo só com um molhinho simples, ele fica maravilhoso. Dessa vez eu fiz com um molho de camarão, e p/não me desmentir (que fica bom de qualquer maneira), ficou um prato super saboroso e digno de muitos elogios kkk
Eu já postei uma receita com carne assada aqui:

Receita:
4 batatas médias  cozidas (uso sempre a astexix pq é mais firme, com casca) e espremidas ainda quentes
4 colheres de sopa de ovo batido (eu sempre coloco +- 1/2 ovo, mas como o pessoal fica em dúvida, agora colo a medida em colheres de sopa... coloco o ovo inteiro n/prato, bato e retiro a quantidade necessária)
+- 3 colheres de sopa de farinha de trigo (essa quantidade pode variar de acordo com a marca da farinha e a qualidade da batata)
Sal a gosto
Modo:
Misturei bem os ingredientes até desgrudar das mão e formar uma bola com a massa. Passei p/uma superfície enfarinhada, fiz rolos (largura desejada) e cortei em pedaços (tamanho também a gosto).
Levei ao fogo médio uma panela com água e sal e assim que levantou fervura, coloquei os nhoques aos poucos. Assim que os nhoque subiram, retirei com uma escumadeira e passei p/um escorredor sobre uma vasilha. Depois deles todos já no escorredor, lavei delicadamente com água filtrada p/retirar o excesso de amido. Deixei escorrer, passei p/um refratário e reservei.

P/o molho:
1/2 kg de camarão médio p/pequeno limpos e sem cascas (reservei 9 com as cascas p/outra receita)
1 dente de alho
2 colheres de sopa de azeite, 1/2 tomate sem pele e sem sementes, 2 colheres de sopa de cebola bem picadinha, 1/2 lata de tomate pelado e sal a gosto
1/2 xícara (xícara de 200ml) de água 

Modo:
Temperei os camarões com limão, sal e pimenta do reino
Dourei o alho no azeite, juntei os camarões e refoguei por +- 3 minutos. Retirei os camarões com uma escumadeira e reservei...
Ao caldo formado na panela, juntei o tomate, a cebola e refoguei bem. Acrescentei o tomate pelado, a água, acertei o sal e deixei apurando em fogo baixo por +- 3 minutos. Juntei ao molho o camarão reservado, deixei por mais uns 3 minutos, desliguei o fogo e reservei.
Coloquei o molho sobre os nhoques reservados, polvilhei com queijo ralado e levei ao forno só p/gratinar rapidamente.
Dica: Antes de colocar o molho sobre os nhoques, coloquei 4 colheres de chá de manteiga gelada sobre eles


                                  Mostrando o ponto da massa...








                                   
                                    Já cozidos e escorridos...








                                     Pronto p/ir p/o forno, só faltando o queijo...



sexta-feira, 23 de outubro de 2015

PEITO BOVINO ASSADO COM MANDIOCA (aipim)

P/mim o peito bovino é uma carne especial. Ela tanto pode ser assada como cozida, podendo ainda ser servida  desfiada em sanduíches e outras delícias mais.
Antigamente o peito era uma carne bem barata, hoje em dia ela custa quase que o mesmo preço de uma carne mais nobre. Alguns mercados fazem até promoção dela em determinado dia da semana, mas na mesma seção você encontra uma carne (peito) horrorosa no preço da promoção e mais adiante a carne limpa e bonita n/preço muito mais alto que o anunciado. Aí a gente pergunta: Não é tudo peito?
Sem resposta! kkkkkkkk

Receita:
1 peça de peito com +- 700g
Temperei a carne com:
Alho, sal, pimenta do reino, cominho, shoyu, molho inglês, louro e um pouco de vinagre. Deixei a carne nessa marinada de um dia p/outro.
No dia dia seguinte, aqueci uma panela com um fio de óleo, coloquei a carne e deixei dourar bem nos dois lados (selando). Conforme a carne ia secando e dourando, eu acrescentava água fervente aos poucos até a carne ficar bem douradinha e macia. Nesse ponto, retirei a carne da panela e reservei.

P/o molho:
1/2  lata  de  tomate  pelati (pelado)  em  pedaços
com o caldo (já tinha a lata aberta, mas pode usar tomate a gosto picado)
1/2 cebola picada
Pimentões coloridos a gosto picados
1/2 xícara de chá de água fervente (se necessário, acrescentar + um pouco)
Sal a gosto
Na mesma panela da carne, coloquei a cebola, os pimentões e refoguei bem, acrescentei o molho de tomate (pelati) e a água fervente. Deixei apurando em fogo baixo por +- 5 minutos. 
Depois do molho apurado, adicionei os pedaços de aipim já cozidos, misturei bem e deixei  em fogo baixo por mais uns 5 minutos.

Aipim:
Aipim cortado em pedaços (tamanho a gosto) e cozido em água e sal.


Acompanhou: 
Arroz branco, farofa de couve e ovos e feijão preto servido à parte n/tigelinha.


DICA MOCOCA:



quinta-feira, 22 de outubro de 2015

QUICHE DE ALHO-PORÓ (MINI)

P/falar a verdade, eu não tenho o hábito de usar alho-poró, mas  de vez em quando eu até compro e depois fico em dúvida de onde usar. Dessa vez não foi diferente, comprei e fiquei sem saber onde usar, aí resolvi experimentar n/quiche e confesso que o alho-poró agora vai fazer parte da minha listinha de compras definitivamente.

Receita:
P/massa:
1 xícara de chá de farinha de trigo (xícara =240ml)
+- 70g de margarina de tablete
1 pitadinha de sal (prova antes pq a margarina já é com sal)
Modo:
Misturei com as pontas dos dedos até formar uma massa uniforme (virar uma bola). Deixei descansar (temperatura ambiente mesmo)  por 15 minutos.
Dica: 
A quantidade de margarina vai depender da marca usada e da qualidade da farinha de trigo. Se precisar, acerte a massa colocando + margarina ou + farinha de trigo.


Recheio:
1ª etapa:
1 talo de alho-poró cortado em rodelas bem fininhas
1/2 cebola pequena picadinha  (+- 5 colheres de sopa)
2 colheres de sopa de azeite
Refoguei a cebola no azeite por +- 3 minutos, juntei o alho-poró e deixei em fogo baixo por mais uns 5 minutos. Retirei do fogo e deixei esfriar.
2ª etapa:
125 ml de molho branco (explico mais embaixo o modo que preparei)
+- 1 ovo e 1/2 =  bati as claras em neve bem firme (com garfo mesmo), juntei as gemas, bati e retirei umas 3 colheres de sopa da mistura.
Queijo ralado p/polvilhar
Dica:
Pode usar requeijão (de copo) no lugar do molho branco

Modo do molho branco que usei:
Coloquei n/panelinha 125ml de leite, adicionei  2 colheres de sopa do pó p/molho branco da Vicentina, 1 pitada de sal e deixei em fogo brando mexendo sempre até engrossar. Acrescentei 1 colher de sopa bem cheia de cream cheese, misturei bem, retirei do fogo e deixei esfriar.

Modo de preparo do recheio:
Misturei os ovos batidos com o molho branco, juntei o refogado do alho-poró misturando bem e acertei o sal.
Dica:
Melhor forrar 1º as forminhas p/depois  preparar a 2ª etapa do recheio. Forra as forminhas e cobre com um pano de prato enquanto prepara o recheio que é p/não ressecar.

Montagem:
Forrei as forminhas com a massa (não deixe uma camada muito grossa de massa), coloquei o recheio, polvilhei o queijo ralado e levei ao forno 180º por +- 30 minutos (o ponto é até ficarem douradinhas)




Rendimento= 4 forminhas de 9 cm de diâmetro

Como sobrou um pouco de recheio, logo virou uma bela de uma fritadinha kkk




2 dias  depois que coloquei na água

3 dias depois

3º dia em outra foto

                      COMO APROVEITAR O ALHO-PORÓ:
ENCONTREI NA INTERNET E ESTOU EXPERIMENTANDO
DEPOIS EU CONTO O RESULTADO, MAS JÁ DEIXO AQUI P/QUEM QUISER EXPERIMENTAR TAMBÉM.
LINK ENSINANDO (AQUI)

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

PÓ P/MOLHO BRANCO (mistura p/facilitar na hora de preparar o molho)

Quando eu vi essa receita no blog da Vicentina tratei logo de guardar, já que acho um pouquinho chato o preparo do molho branco e ontem foi o dia de experimentar.
Se vc assim como eu, também acha chatinho o preparo do molho, experimenta a receita pq certamente vc vai gostar e vai te facilitar muito na hora de preparar.

Receita:
1 pacote de sopa de cebola (usei o creme)
1 copo (tipo requeijão) de leite em pó instantâneo
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 pitada de noz-moscada ralada

Modo:
Misturar bem todos os ingredientes e passar por 3 vezes n/peneira. Guardar n/recipiente limpo e seco (de preferência na geladeira).

Modo do preparo:
Dissolva 2 colheres do pó  (na receita não diz, mas usei colher de sopa) em 1 copo americano de leite (usei o MOCOCA) e acrescente 1 colher de sopa de manteiga (usei MOCOCA). Leve ao fogo baixo até engrossar, e já está pronto o seu molho.
Dicas minhas:
1- Fiz metade da receita
2- Dissolvi 2 colheres de sopa rasas do pó em 125 ml de leite (copo americano = 200ml), mas achei que ficou grossinho e coloquei mais leite (como usei o creme e não a sopa de cebola, pode ter ficado + grossinho por conta disso)
3- Como aumentei a quantidade de leite, coloquei + um pouquinho de sal no molho
4- Cabe a você também verificar o ponto e a quantidade de molho a ser usado
5- A quantidade que usei deu pouco molho p/+- 300g de massa

Dica da Vice:
O que sobrou na peneira vc pode usar p/temperar carne, usar em sopas e etc...

NOTA:


Amanhã vou postar essa receita usando esse pó no molho branco




APROVEITEI ESSA DICA DA MOCOCA E USEI O LEITE NA RECEITA

terça-feira, 20 de outubro de 2015

BOLO MISTURINHA DA DINHA (mistura de farinha de coco, Polenguinho, coco ralado etc...)

Dessa vez eu cheguei a conclusão de que cozinhar é mesmo uma mágica!
Dia de limpar a  geladeira e lá vou eu encontrando produtos já próximos do vencimento (queijo ralado e  2 queijos Polenguinho que sobraram de uma torta). Vou p/arrumação do armário e lá encontro 2 caixas  de creme de leite  também próximas ao vencimento. Na mesma hora vejo a farinha de coco e decido fazer um bolo  "MISTUREBA" na base do tudo ou nada (ou dá certo ou vai tudo p/o lixo) e como uma coisa chama outra, lembrei que tinha coco ralado fresco congelado.
E não é que a mistureba rendeu um bolo muito, muito delicioso mesmo.
Me senti tirando o coelho da cartola  na mágica kkkk


Coloquei n/copo medidor 1 caixa de creme de leite e completei com leite até chegar em 1 xícara (240ml).
Depois  medi mais  1/2 xícara, usando metade de creme de leite e metade de leite .
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ficou n/ medida de 1 e 1/2  xícara  (com a mistura dos 2)
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////


Receita  (xícara medida = 240ml):
1 e 1/2  xícara da mistura de creme de leite com leite
3 gemas
1/2 xícara de chá de óleo
1 e 1/2 xícara de chá de açúcar
2 queijos Polenguinho de 17g
1 colher de sopa de queijo ralado
2 colheres de sopa de coco ralado
1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de farinha de coco
2 colheres de sopa de fermento em pó
3 claras em neve

Modo:
Coloquei no liquidificador  a mistura do creme de leite com o leite, as gemas, o óleo, o açúcar,  os Polenguinhos e bati. Acrescentei o queijo ralado, o coco ralado a farinha de trigo, a farinha  de coco e
bati bem. Passei a mistura p/uma tigela, acrescentei as claras em neve misturando de baixo p/cima e por último o fermento, misturando delicadamente.
Coloquei a massa n/assadeira untada e enfarinhada (usei antiaderente) e levei ao forno 180º preaquecido  por +- 45minutos (meu forno é lento, fiz o teste do palito)





Saindo do forno...








Ficou uma massa  bem fofinha e muito deliciosa...

KIT QUE RECEBI COM PRODUTOS FINOCOCO










segunda-feira, 19 de outubro de 2015

CAMARÕES EMPANADOS (sobra de outra receita)

Quando eu limpo os camarões p/usar em alguma receita, preparo logo um bom caldo com as cascas e as cabeças. Às vezes eu congelo esse caldo em formas de gelo, depois passo os cubos p/sacos plásticos bem lacrados e deixo no freezer p/usar em qualquer receita, mas dessa vez preparei e usei na hora.

Modo p/o caldo:
Coloquei n/panela cascas e cabeças (lavadas) retiradas de 1/2 kg de camarão. Acrescentei  1 copo e 1/2 de água (375ml) e deixei em fogo baixo até reduzir p/ 250ml (1 copo já coado).
Depois do caldo reduzido, passei por uma peneira, descartei as cabeças e cascas e reservei

P/os camarões:
9 camarões reservados de outra receita, limpos e preservando 1 parte pequena da casca e o rabo
P/os camarões ficarem retos, enfiei um palito em cada um. 

Modo:
Dourei 1 dente de alho n/fio de azeite, acrescentei 1/2 tomate sem pele e sem sementes picado, 2 colheres de sopa de pimentões coloridos (medidos juntos) e 1 colher de sopa de cebola picada. Refoguei bem até ficarem macios. Juntei o caldo (do camarão) reservado e os 9 camarões no palito. Deixei em fogo baixinho por +- 3 minutos. Desliguei o fogo, retirei os camarões com uma escumadeira (RETIREI OS PALITOS) e reservei.
Passei o caldo por uma peneira, pressionando bem (tem que ficar com os mesmos 250ml). Voltei com o caldo já peneirado p/panela, acertei o sal, temperei com uma pitada de pimenta do reino, adicionei 1/2 colher de sopa  de margarina e assim que levantou fervura, acrescentei 1 copo (250ml) de farinha de trigo de uma só vez, mexendo vigorosamente p/não empelotar. Assim que a massa soltou da panela formando uma bola, mexi por mais alguns minutos e retirei do fogo. Passei p/um prato e assim que amornou, sovei bem a massa.
Com a massa já fria, dividi em 8 porções médias e 1 pequena.
Abri cada porção na palma da mão, coloquei no centro 1 camarão (sem o palito) deixando o rabo de fora, 1 colher de chá de cream cheese e fechei dando o formato de um croquete. Depois de todos modelados, passei na farinha de rosca e congelei.
Dica:
Mesmo que seja p/fritar no mesmo dia, eu gosto de fritar eles congelados (acho que ficam mais firmes e secos)

Ficou bom demais, e p/piorar a situação, após cada mordida era colocado um pouquinho da geleia de pimenta...
Hummmmmm!




Geleia de pimenta  que eu uso



sexta-feira, 16 de outubro de 2015

BISCOITINHOS DE PIMENTA DO REINO P/ACOMPANHAR UMA CERVEJINHA GELADA NO FDS (e repeteco do biscoito de cebola)

Pela vontade e pedidos da família e dos amigos, eu teria que fazer esses biscoitos todos os FDS, mas como  sou eu que faço, fico então com o poder da decisão e aí decido que só faço de vez em quando. Acho que estou ficando mázinha né? kkk


Se você já experimentou esses biscoitinhos,  sabe que eles realmente são deliciosos, mas se  ainda não experimentou, então vc não sabe o que está perdendo...





A receita do biscoito de cebola, vcs encontram aqui:




O problema desses biscoitinhos, é que quanto mais vc come, mais vc quer...








A receita do biscoito de pimenta do reino é bem antiga e eu peguei de um jornal (n/lembro qual)

Receita do biscoito de pimenta do reino:
200g de margarina
+- 1/2 colher de chá de pimenta do reino (cuidado p/n/colocar muita)
1 colher de chá de alho socado
1 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de maizena
Farinha de trigo o suficiente p/soltar das mãos

Modo:
Misture todos os ingredientes e vá juntando a farinha de trigo até ficar no ponto de enrolar. Modele bolinhas, achate-as com um garfo e coloque-as n/assadeira untada e enfarinhada. Leve para assar em forno médio por +- 20 minutos.
Rendimento (do jornal) = 60 biscoitinhos

Minhas dicas:
Eu sempre coloco na assadeira untada e enfarinhada como manda a receita, mas acho que nem precisa. Na próxima vez vou experimentar não untar.


Fiz metade da receita e meu rendimento foi = 32 bolinhas
O rendimento vai depender do tamanho das bolinhas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...