segunda-feira, 13 de março de 2017

TORTA DE SARDINHA usando os bicos de pão de forma (tipo pudim de pão)

Eu já contei aqui que uso muito pão de forma e que quando ele acaba, eu congelo os bicos (as pontas) que ninguém come p/usar depois em massa de almôndegas ou em alguma outra receita que peça pão dormido. Até pudim eu já fiz com essas pontas e ficou delicioso. Dessa vez  resolvi experimentar n/torta de sardinha e o resultado não poderia ter sido melhor.
Receita do pudim aqui:

Receita:
250 ml de leite
7 fatias (bicos) de pão de forma
3 ovos
1/2 cubo de caldo de bacon
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa (cheia) de queijo ralado
2 colheres de sopa (cheias) de maionese
1 colher de sopa de fermento em pó

Cobertura:
1 lata de sardinha com molho de tomate picante (Gomes da Costa)
1 lata de sardinha c/óleo (Gomes da Costa)
Tomate (rodelas)
Pimentões coloridos fatiados
Cebola fatiada
Orégano
Queijo ralado 
Azeitonas

Modo:
Bati todos os ingredientes da massa no liquidificador, coloquei n/assadeira com 20cm de diâmetro untada e enfarinhada e levei ao forno só por 10 minutinhos antes de colocar a cobertura...
Depois dos 10 minutos, retirei do forno, coloquei rodelas de tomate e fatias de pimentões, as sardinhas escorridas e amassadas, sobre elas as fatias de cebola, o orégano, o queijo ralado e as azeitonas. Levei ao forno 180º por +- 1 hora e 15 minutos (esse tempo vai depender de cada forno).
Dicas:
1- Como a massa fica muito líquida, se a cobertura começar a dourar e a massa ainda estiver líquida passa a temperatura p/160º 
2- No teste com o palito ele sai sequinho
3- Na cobertura pode também colocar o tomate e os pimentões sobre as sardinhas
4- Deixar amornar bem p/desenformar. Desenforma super bem...
5- A torta cresce e depois dá uma murchadinha





Aqui mostrando que ele desenforma super bem. Como não usei forma de aro, desenformei sobre um prato e depois passei p/outro deixando a cobertura p/cima...









Aqui já com a cobertura p/cima...


(eu acho que se não ficasse p/cima não seria cobertura né? kkk)





Modo:

...Aqui antes de pré-assar


Aqui mostrando que depois dos 10 minutos de forno a cobertura não desce...





...Aqui já toda coberta  e antes de ir ao forno






Ficou até com furinho de pudim. Hummmm!



          

 Sardinhas que usei

16 comentários:

Mirtes Stolze. disse...

Boa tarde Dinha.
Que delicia. Vou anotar e pedir para a menina que trabalha aqui fazer. Uma feliz semana. Abraços.

A Paixão da Isa disse...

hummm adoro sardinha e esta tarte esta 5 * tem tudo que gosto na proxima vou comer ai ok heehehhe bjs bs

Andréa Santana disse...

Cheguei na hora boa, vim lanchar com você e saborear uma fatia dessa torta linda e tentadora! Pão de forma aqui em casa não falta, você me deu uma ótima ideia, o melhor que essa massa é versátil podemos fazer várias coberturas.
Obrigada por mais essa receita maravilhosa!

Abençoada semana junto a sua família!
Bjoos ♥

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Dinha
Vim buscar uma parte dessa delícia.Ficaria feliz com essa fatia,pode?
Torta de sardinha é bom demais,ótima ideia de aproveitamento do pão.
Beijos,feliz semana amiga!

Luli Ap disse...

Oieeee Dinhaaaa
Huuummm com a fome que estou e essa receita mara, dourada, fofiiiiiinha e recheada com sardinha que eu amooo, vou dar uma mordida no monitor do computador!!!!
Como aqui está garoando, vou levar café pra prosa e me "aboletar" pra comer uma fatia da torta!!!!
Excelente semana pra ti e todos aí
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

MARLENE disse...

Oi amiga,a aparência da torta tá linda!Deve ter ficado deliciosa!👍😋😘

Islene Teles disse...

Boa noite amiga
que legal essa forma de fazer torta de sardinha.
Gostei bastante. Beijo, amada

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

Torta bem diferente mas adoraria provar bjs Rosinha

Prata da casa disse...

Ficou bem bonita, amiga, mas para mim tinha de ser com atum. Adorei a dica de aproveitar as pontas do pão.
Bjn
Márcia

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Muito original esta torta de sardinha.
Um abraço e boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Adriana Balreira disse...

Amo muito tudo que leve sardinha. E essa sua torta de pão eu amei. Irei fazer sim.
Beijos
Adriana

Andréa Santana disse...

Estou com essa torta na cabeça amiga, acho que vou fazer a cobertura
com carne-seca e requeijão cremoso, estou aguda para fazer.

Beijos, ótima tarde! ♥

Um toque de canela disse...

Bom dia!
Achei esta sugestão fantástica! A ideia de usar essas fatias de pão parece excelente!
Beijinhos
Paula

Joana Claro disse...

Vou roubar uma fatia!!
Beijinho
http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

Os olhares da Gracinha! disse...

Gostei imenso da sugestão! Bj

Rosa Santos disse...

Dinha querida,
Gostei dessa torta de sardinha. Sugestão muito
boa com o aproveitamento de pão, e com sardinha
que eu adoro.
Beijinho amiga

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...