segunda-feira, 20 de maio de 2013

GELEIA DE JABUTICABA E SORTEIO DE UM KIT MOCOCA

SORTEIO DE UM KIT MARAVILHOSO DA MOCOCA        
Vem que tem chance p/todo mundo e p/ se inscrever  basta fazer o seguinte:
Ir na lateral direita do blog, se inscrever e ficar na torcida p/ganhar o kit...
Muito fácil né?
Desejo sorte a todos os participantes
///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

          Gente, morar  n/ cidade maravilhosa como a minha é muito bom. Tenho praia pertinho da minha casa,   os melhores supermercados e  hipermercados , boutiques de marcas e  lojas populares à vontade, shoppings, teatros, cinemas, escolas de samba, o melhor carnaval do mundo e  o mais importante de  tudo isso  " O CRISTO REDENTOR "  escolhido como uma das   "SETE MARAVILHAS DO MUNDO".
         Gente, morar n/ cidade maravilhosa como a minha é muito bom, mas eu não conhecia um pé de jabuticaba  até ontem, acreditam?
            P/ minha surpresa , fui apresentada  a uma jabuticabeira,  dentro do meu condomínio, onde sempre passei e nunca me dei conta  da beleza dessa  " MARAVILHA DA NATUREZA"....

           Como eu ganhei algumas jabuticabas bem fresquinhas colhidas na hora, resolvi fazer uma geleia, se eu não conhecia uma jabuticabeira, muito menos conhecia a geleia (caseira). Na minha busca pela receita ideal, encontrei diversas, mas resolvi fazer da minha maneira e saiu assim:

Receita:
700 g de jabuticaba
+- 400 g de açúcar
Modo:
Lavei bem as jabuticabas, coloquei n/ panela e amassei bem c/ as mãos apertando todas elas, coloquei água filtrada ( +- 2 dedos acima das jabuticabas ). Deixei em fogo baixo até a água ficar bem roxa ( tipo um vinho tinto encorpado ).
Desliguei o fogo  e passei pela peneira, apertando bem c/ uma colher  aproveitando todo o líquido.Voltei com o líquido p/ a panela, acrescentei o açúcar e ficou novamente em fogo baixo até  dar o ponto p/ a geleia.
Seguindo as receitas encontradas o ponto é:
Quando na colher ficar um pingo grosso e que escorra lentamente.

Dica:
Fui retirando a espuma que formava c/ uma escumadeira.
Deixei esfriar,  passei  para  um  pote de vidro esterilizado  e  coloquei  na geladeira.
No dia seguinte, quando abri o pote a geleia estava dura como um pau. Tentando salvar  as jabuticabas que ganhei, voltei com a geleia p/ a panela, coloquei um pouquinho de água fervendo, deixei em fogo baixo e ficou exatamente no ponto que eu queria.



NA FOTO A GELEIA FOI SERVIDA COM COALHADA  BEM COADA: EM PONTO DE CREME DE LEITE S/ SORO.  (receita aqui).


Obs:  Nas receitas  da internet  é +-  assim:
Mede o líquido depois de peneirado  e  use metade  de açúcar....
Ex:   2 copos do líquido da jabuticaba =  1 copo de açúcar.

37 comentários:

Unknown disse...

Olá :),
Parabéns e mais uma vez uma perdição que nos apresentas.

Tem uma magnifica semana
Beijinhos
Carla Sofia
http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

rose japan disse...

Hummm que delicia de geleia eu amo jaboticaba...Nossa essa eh uma cidade maravilhosa mesmo, ate uma jaboticadeira vc encontrou por ai...hummm

Bjss rose jp

Andréa Santana disse...

Bom dia minha amiga!
Realmente vc mora numa cidade maravilhosa, eu sou louca pelo sol e tenho que me contentar com clubes, rsrs.
Me espera que estou indo pra sua casa, depois dessas descrição, rsrs.

Aqui em BH quase todos os quintais tem um pé de jabuticaba inclusive no clube tem vários pés, eu nem ligava muito p/ a fruta mas vendo essa geleia maravilhosa, fiquei com vontade de provar...hummm!
A cor ficou linda!

Beijos, ótima semana ♥

Carolina Macedo disse...

Já me ofereceram doce de jabuticaba do Brasil e eu adorei! Mas nunca vi a árvore :)
Essa geleia ficou com um aspecto delicioso, bem que comia um pouco :)

Beijinhos*

Oslaine disse...

Olá querida Dinha!
Aqui no sul temos muita jabuticaba, eu tenho um pé no meu quintal e sempre faço geleias, a sua ficou linda e com coalhada hummm... deve ficar muito bom!
Beijos e ótima semana,
Oslaine

Um toque de canela disse...

Oi, Dinha!
Nunca experimentei jabuticaba mas morro de vontade de experimentar! ;)
Essa geleia ficou linda!
Bjs e boa semana!
Paula

Unknown disse...

kkkkkkkkkk adoro saber das suas experiêncas amiga, sabe que também nunca vi uma jabuticabeira rsrs, a geleia apesar dos percalços está com um aspecto tentador, amiga manda um pouco de sol pra mim pq aqui tá chovendo sem parar já faz uns dias rsrs, boa semana querida bjs !!!

São Ribeiro disse...

Nunca comi mas gostei muito do aspecto e tenho a certeza que ia gostar.
Boa semana
bjs

Vanderleia disse...

Oi Dinha, quando eu era menina subi em muitos pés de jabuticabas.
Comíamos até enjoar.Meu vô tinha uma fazenda por isso tive esse privilégio de conviver com a natureza.Pena que nos dias de hoje está bem mais dificil proporcionarmos isso aos nossos filhos.Ja comi muitas jabuticabas no pé, mas nunca fiz geleia em casa.Deve ter ficado deliciosa.
Fiquei com vontade.Beijos querida.Tenha uma linda e abençoada semana.

Sabor no Prato disse...

Oi Dinha. O pé de jabuticaba é bem diferente, sempre achei muito legal.
A sua geléia está com uma carinha ótima!

Abraços. Fabiana.

Isabel disse...

Eh eh eh... amiga, às vezes é assim mesmo...
Moramos num local e desconhecemos coisas tradicionais desse local, seja um restaurante, seja uma comida, seja uma jabuticaba ! :)))

Mas olhe querida, essa geléia tem a cor igual à sua cidade: maravilhosa !
Adorei !

Beijinhos grandes,

Isabel
www.blogdochocolate.com
http:\\brisa-maritima.blogspot.pt

Paty... disse...

Dinha que delícia!!! Adoro jabuticaba, mas aqui na minha cidade é difícil de achar, e as colhidas na hora são sempre melhor... Fiquei doida de vontade de experimentar essa geléia...

Beijocas,

Paty
http://nacasinhadapaty.blogspot.com

Marijose disse...

No se que fruta es esa, pero el aspecto de la jalea me encanta, seguro me gsutaria, besos

María Jesús disse...

Se ve estupendo... me gusta pero como no se que es ahora voy a buscarlo a google y así me entero ya que el traductor no lo hace muy bien

Rosinha Benvenga disse...

oi Dinha que delicia de geleia,estou esperando as jabuticabeiras darem os frutos esse ano para fazer um bolo bjs Rosinha

adorei vc contar as maravilhas da sua cidade e só ontem foi apresentada para a jabuticabeira.

sadhia disse...

oi minha amiga tudo bem? eu amo jabuticabas sabe que na gravidez do davi eu comia de baldes ..amo ..adoro ela e davi e biel também ..su geleia esta divbina sabe que nunc fiz ? preciso mesmo fazer amiga como vc mesmo fez ..parabens amei bjão grandes

Nina simplesmente disse...

Amiga como já disse, fui criada na fazenda e são muitos os pés de jabuticabas, quando estava na safra se subíssemos na arvore carregada de frutas ou flores meu pai deitava o reio e ainda ficávamos de castigo! (ele não perdoava mesmo) Porque a árvore fica com o caule desde a terra até em cima cheia de flores e frutas, é muito lindo, chega ser um espetáculo da natureza. Olha a sua geleia ficou maravilhosa! Beijinhos doces, tenha uma ótima semana!

Patricia P. Galis disse...

Hum ficou com uma cara de coisa gostosa rs

Unknown disse...

Olá minha querida Dinha,
Nunca comi geléia de jabuticaba, snif, snif, a julgar pela maravilha que ficou a sua, tenho que providenciar logo,logo uma dessas,hein!!!! A cor dela é lindíssima, adorei!!!! Beijinhos e uma ótima semana!!!!

Ysandra Pena disse...

que geleia mais linda...adorei a cor...deve ser uma delicia...=D

Beijocas

http://virandocomida.blogspot.com

Sileni Machado disse...

Amiga lindaaa, saudade de estar aqui! Retornei hj ao blog, mas esta semana ainda estou meio devagar... afff num é bolinho não! kkkkk
Eu adoro jabuticaba e já comi muuuito diretamente do pé, este prazer não tem preço! O RJ realmente é maravilhoso, já fui algumas vezes mas nunca fui ao Cristo Redentor, acredita? Preciso corrigir isso!
Geléia nota mil, deve ter ficado um pitel!
Minha querida, de modo mt especial quero te agradecer pelo comentário que deixou em prol da minha recuperação, mt obrigada! Já mandei essa danada coluna passear mas ela sempre acha o caminho de volta! Afff!!! rsrs
Que a sua semana seja de mts bençãos! :)
Bjssss
www.viveraprendendo.com

Josy disse...

Dinha eu adoro jabuticaba e geléia de jabuticaba é bom demais, ficou linda a sua ainda mais acompanhada com essa coalhada. hummmm...delicia miga. Bjocas, ótima semana

Unknown disse...

aiii que delícia,as melhores geleias são caseiras né
ainda mais de jabuticaba hummmm


um super beijuuuu

luci disse...

Que geleia linda e deve ser muito saborosa
Dinha a minha vizinha tem um pé de jabuticaba lindo todos os dias eu fico olhando da minha janela ai que vontade de colher umas
boa semana
beijos

M de Maria Ateliê disse...

Oi Dinha,
Maravilhosa mesmo...vistas lindas!
Quando escurece, já não acho tão maravilhosa :(
Fica uma cor tão bonita!!!
bjs,ótima semana!

Blog da Biane disse...

Hummm


Amo demais Geleia...

blogdabiane.com.br

Unknown disse...

Amiga linda.. Arrasou em?
Hummmm que ficou linda demais da conta. Olha a cor..
Parece que está me chamando srrs

Você como sempre com suas delícias maravilhosas..

Um super beijo minha linda.. e uma semana incrível viu?

Rafael Mourão disse...

Olá amiga
Hummmm !!!! Juntando o útil ao agradável, ou seja, pego a receita deliciosa ( útil ) e ainda me satisfaço com o sorteio dos produtos da Mococa
( agradável )

Resumindo : Postagem apetitosa

Abraços,
Trocyn Bão - Thiago

Unknown disse...

Dinha, gostei muito da geleia!

Boa terça-feira!

Beijinhos!

Ana Claudia disse...

nham, nham, nham, adorooo geleia de jabuticaba... bjos

♥Entre, a casa é minha! disse...

Que perdição!
Marido iria adorar, pois ama geléia. Jaboticaba é difícil encontrar hoje em dia. Na minha infância era muito mais comum. Parece delicioso.
Beijinhos querida!

Lenita disse...

Olá Dinha,
sua geleia está com um aspeto mesmo apetitosa, não conheço o fruto e adoraria provar.
Bjs

Márcia Rocha disse...

Ser Carioca é realmente “TUDO DE BOM” (é claro que eu sou um pouquinho modesta, kkkkkkkkkkkk)... Brincadeiras à parte... Menina esta geleia ficou Fantástica.
Meu pai tem um sítio em Guapimirim, e lá temos um pé de jabuticabas... É mesmo lindo vê-las presas ao tronco da árvore, e as florezinhas então :0)
Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

http://decolherpracolher.blogspot.com

Rafaela Kenupp disse...

Participando!!
Seguidora: Rafaela kenupp
rafaela.kenupp@yahoo.com
Sou loca em geleias, mas vou ter que tentar fazer light pq não to podemos mais hahahah!! Ficou linda e apetidosa!

menuaquarela disse...

Querida Amiga Dinha.
Aqui em casa todos gostamos de jabuticaba em especial meu marido que se deixar enquanto não acabam não para de comer.
Já comi a geleia pronta, mas acredito que esta não tenha nada a ver com a pronta. Deve ter um sabor delicioso inigualável. Vou levar a receita e fazer para o meu marido,e servir com queijo branco que é assim que ele gosta.
Você sempre nos brinda com estas delicias, Dinha.
Beijinhos

Ingrid Ramos disse...

Oie Dinha! Tudo bom?
Que delicia! Eu amo jabuticaba né, mas nunca nem passou pela minha cabeça fazer geleia da fruta... deve ser mesmo interessante e delicioso! E é fácil demais! O problema aqui é achar jabuticaba né... nao é tao facil hehehe mas nao custa procurar :P

Ta deliciosa, tenho ctz! heheehe

Beijocassss!
Ingrid http://pimentanacozinha.blogspot.com.br/

Eliane Sampaio disse...

Oiii Dinha,
acredita que eu tbm não conhecia jaboticaba, que dizer não conheço ainda ne rsrs Sua cidade é mesmo maravilhosaaaa :D

Já estou parcipando do sorteio, deixei meu recadinho la!

Doce dia,
bjoos, eli.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...