sexta-feira, 22 de maio de 2015

ROCAMBOLE DE BATATA (recheio de bacalhau e cream cheese)

Essa receita é uma das minhas favoritas. Eu sempre preparo p/um lanchinho ou mesmo p/ uma refeição, só modificando o recheio. Já preparei com recheio de atum, de camarão, de frango (esse eu não postei) e agora sai esse com bacalhau.
A receita é da Ana Maria Braga.
Deixo aqui os links das receitas com recheio de atum e o de camarão:

Receita:
P/massa:
250g de batata inglesa cozida e espremida ainda quente (usei a asterix)
1 colher de sobremesa de margarina
2 gemas
2 colheres de sopa de queijo ralado
1 pitada de noz moscada
1 colher de sopa de maizena
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 xícara de chá de leite
Sal a gosto
2 claras em neve 
1 gema p/pincelar
Parmesão p/polvilhar (opcional)

Modo:
Misture bem todos os ingredientes (até o sal). Por último acrescente as claras em neve  e misture delicadamente.
Unte uma forma retangular baixa na medida de 33x21x1,5cm (eu fiz n/tabuleiro normal) e forre com papel manteiga (com as bordas maiores) também untado e coloque a massa. Leve ao forno médio por +- 20 minutos (não é p/dourar). Desenforme sobre um pano úmido e deixe amornar p/retirar o papel e rechear. Coloque o recheio e enrole delicadamente com a ajuda do pano. Transfira o rocambole p/uma assadeira untada com manteiga, pincele com  uma gema e se quiser polvilhe o parmesão ralado (eu não polvilhei).  Leve ao forno  por +- 20 minutos p/dourar.

DICAS MINHAS:
1- É melhor trabalhar a massa com a batata ainda morninha (se esfriar muito pode encaroçar)
2- Na 1ª vez que fiz (o de atum), usei um tabuleiro menor, esse de bacalhau usei um tabuleiro normal, mas  na mesma medida  da receita 33x 21 e o rocambole ficou mais fino
3- Como usei muito recheio, ele  rachou um pouco nas laterais  na hora de enrolar, mas enrolou muito bem

Recheio (a meu modo):
Bacalhau dessalgado e desfiado ...Eu não pesei pq foi sobra da Páscoa que eu congelei  (acho que +- 200g dele já dessalgado, sem pele e espinhas)
1 colher de sopa de azeite
1 dente de alho socado
1 tomate sem sementes picado
Pimentões verde, vermelho e amarelo picados
1/2 cebola picada
Extrato de tomate
Sal e pimenta do reino a gosto
3 colheres de sopa de ervilha em conserva (de lata)
Azeitonas picadas
2 colheres de sopa bem cheias de cream cheese
Modo:
Dourei o alho no azeite, juntei o bacalhau e refoguei. Acrescentei o tomate, os pimentões, a cebola, o extrato de tomate e refoguei bem. Temperei com a pimenta do reino e acertei o sal. Deixei apurando em fogo baixo por +- 5 minutos. Desliguei o fogo e coloquei a ervilha e o cream cheese misturando bem.



Além de ficar um prato bonito de servir, fica uma massa deliciosa, parecida com um suflê. Com a vantagem de não murchar quando sai do forno.

Vale a pena experimentar...
Nota: Meu papel saiu picotado pq como cortei maior do que devia, acertei depois com ele já na assadeira kkkkk

30 comentários:

Ana Filipa Costa disse...

Hum! Que belo rocambole, uma delícia :)
Beijinhos*
Petiscana

cozinha100segredos disse...

O seus pratos têm sempre um aspeto caseiro delicioso! Hoje também comi bacalhau mas foi na cataplana! Esse rocambole com esse recheio deve ser uma maravilha! Beijinho

Marina disse...

Hummmm...que óptimo aspecto!!!!
Bjs :)

Marlene Ferrari disse...

Ai de você se não me der um pedaço bem grandeee viu Dinha!? Posta essas delícias pra gente ficar aqui babando nÉ? rsrs
Ficou irresistível amiga, muito apetitoso! Desejo um fds rico de alegria e paz pra vcs! Fica com Deus! Bjos!

São Ribeiro disse...

Acho muito interessante a torta ser feita com batata , tenho muita vontade de testar.
O recheio é uma delicia e a torta alem de linda tem um aspecto delicioso.
Um excelente fim de semana Dinha.
bj

O Cantinho dos Gulosos disse...

que aspeto bom, refeição maravilhosa.


O Cantinho dos Gulosos

Lilasesazuis disse...

Dinha, mas o que é isso?

Estou eu aqui pensando em levantar para preparar o almoço e você me apresenta esse rocambole….

nhammmmm…que vontade que deu!!

Lindo aspecto e certamente está delicioso!!

beijinhos, tenha um final de semana bem bonito!

Lígia e =ˆ.ˆ= e mamys te manda um beijão…ela está costurando capas para as cadeiras!

Rosinha Benvenga disse...

Hummm delicia que bela refeição bjs Rosinha

Rosinha Benvenga disse...

Hummm delicia que bela refeição bjs Rosinha

Poções de Arte disse...

Cara... minha boca encheu de água.
Lógis... eu teria que mudar o recheio, mas isso é facinho, facinho... tô levando... Bem que podia ser possível levar um pedaço :(

Fui novamente ao ortopedista hoje e tirei o gesso q imobilizava o cotovelo, mas coloquei outro do cotovelo até os dedos. Está colando bem, mas ainda imobilizada... Fé em Deus e pé na tábua, né?

Obrigada pelo carinho sempre, abração esmagador e ótimo findi.

Maria Rodrigues disse...

Que excelente receita, obrigado pela partilha.
Beijinhos
Maria

Maria Rodrigues disse...

Que excelente receita, obrigado pela partilha.
Beijinhos
Maria

Andréa Santana disse...

Dinha minha querida,
a massa é maravilhosa e o recheio perfeito!
Ótima sugestão para o lanche de domingo!

Bom final de semana junto a sua família!
Bjs ♥

Andréa Santana disse...

Dinha minha querida,
a massa é maravilhosa e o recheio perfeito!
Ótima sugestão para o lanche de domingo!

Bom final de semana junto a sua família!
Bjs ♥

brisa48@bol.com.br disse...

OI QUERIDA
Me deu água na boca com esse recambole.Boa tarde Chica
Hoje DIA DO ABRAÇO
Um abraço é uma forma de compartilhar a alegria e momentos tristes que passamos, ou apenas uma forma para amigos dizer: Eu gosto de você pelo que você é! Ele pode animá-lo quando está triste. Um abraço pode aliviar uma dor, e trazer um arco-íris após a chuva! Preciso receber um abraço de DEUS hoje! Sinta-se abraçada! Beijos!

www.sosimplesassim.com.br disse...

Hum! Excelente sugestão para esse fim de semana, Dinha.
Bj,
Lylia

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Amiga,está de encher os olhos,pena que não dá para encher a boca,iria me deliciar.
Guardando a receita.
Beijos,que o seu final de semana seja de paz e alegrias.

Prata da casa disse...

Que bela receita ,amiga e dá para rechear com muita coisa.Já estou a pensar num recheio que tenho congelado e assim vai ser preciso fazer só a torta ( rocambole).
Bjn
Márcia

Anônimo disse...

HUmmm....que receita maravilhosa é essa, olha chega a ser tortura olhar essas fotos e não poder comer nem um pedacinho....kkkkk

Beijos
blogperfumedepitanga.blogspot.com/

Katiakatola disse...

Madinha, vou dormir com a boca cheia d'agua...Isso não se faz! Amo esse rocombole e faz muito,muito tempo que não como dele. ..Final de semana, lá vou eu fazer!!!! Beijinhos e um lindo fim de semana, Katia.

Unknown disse...

Oi amiga!!!
Essa receita é uma perdição!!!
Imagine a delícia que deve ficar, bacalhau ou camarão, com cream cheese?
Se vc quer saber, eu gosto tanto de cream cheese, que como com torrada no café da manhã!!! Rsrsrs!!!
Bom fim de semana, amiga!!!
bjos!!

Magia da Inês disse...


Bom demais!!!

Bom fim de semana com tudo de bom!
Beijinhos.ه° ·.
♬♪ه° ·.

Carina Mendonça disse...

Hmm que delícia amiga, esse rocambole está lindo, e de dar água na boca! Um final de semana lindo pra ti bjinhos

Aromas com Amor disse...

Nunca fiz recambole, mas fiquei curiosa com este aspecto fabuloso!!
bjns

Jussara Silva disse...

Uma delícia de rocambole amiga! Esse não tem como não gostar. Rsrs.
Bom final de sábado pra vc e um lindo domingo! Bjos.

Avelã disse...

Fica mesmo bonito, no tabuleiro! Tenho de fazer, deve ser muito bom ;)

Prata da casa disse...

Olá Dinha: como pudeste ver pelo FB, já experimentei este rocambole e adorei. Também fiz umas bolachinhas de polvilho doce cá do blogue. Ontem foram só piteis da Dinha ;)
Bjs

Sofía Mil ideas mil proyectos disse...

Pinta estupendamente y riquisimo, besos
Sofía

Um toque de canela disse...

Bom dia! Adorei a sugestão!
Agora que a hora do almoço se aproxima, fiquei mesmo com água na boca! ;)
Beijinhos e boa semana!

Delícias da Vó Deo disse...

Oi amiga!!!
Hmmmmm...babei do lado de cá, que delícia isso deve ficar!!!
Beijocas! =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...